“Nós temos que ter alguns cuidados”, alerta epidemiologista da UNIFAL-MG sobre flexibilização no uso de máscaras

Diante da flexibilização no uso de máscaras contra a Covid-19 em alguns municípios do sul de Minas, a equipe do Jornal Mantiqueira convidou o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, para esclarecer o assunto. No dia 19/03, o professor participou de reportagem no jornal impresso e, no dia 31/03, marcou presença no podcast do canal Jornal Mantiqueira.

De acordo com o docente, deixar de usar máscaras é uma questão importante no momento de controle da pandemia e essa informação traz dúvida e inquietação à população. “Nós temos que ter alguns cuidados, é fato que a cobertura vacinal aumentou muito, mas também é verdade que a maioria das crianças ainda não tem a primeira dose tomada. E para as crianças abaixo de 5 anos, que concentram a maior parte das mortes pela doença, 70%, nem vacina está previsto”, advertiu.

O pesquisador salientou que o número de casos está 7 a 10 vezes maior do que antes da escalada da variante ômicron, mesmo com o aumento da cobertura vacinal. “E estamos falando da variante ômicron, que escapa melhor das defesas imunológicas provocadas pela vacina e das infecções que as pessoas pegaram de outras variantes”, pontuou.

Assista o episódio completo do podcast, abaixo:

Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=eeZqpreFkHo

Acesse a matéria pelo link: https://www.jornalmantiqueira.com.br/2022/03/18/mantiqueira-19-e-20-de-marco-de-2022/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG