Em jornal, docente da UNIFAL-MG explica alta nos preços do café torrado e moído

O preço do café torrado e moído subiu cerca de 52% em 2021, conforme os dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) divulgados em reportagem do G1 Sul de Minas – EPTV. No dia 11/04, o professor João Marcos Caixeta Franco, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, participou da reportagem do G1 Sul de Minas e esclareceu informações sobre o tema.

Para o docente, a elevação dos preços do café torrado e moído, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi motivada pelas condições climáticas e os aspectos do mercado, que afetaram o preço da saca do grão. “A valorização do dólar tornou bastante atrativa a venda externa levando os produtores a venderem mais produto ao exterior. Isso contribuiu para a diminuição da disponibilidade interna do produto e elevação dos preços”, explicou.

Acesse a reportagem completa, pelo link: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/grao-sagrado/noticia/2022/04/11/saiba-o-motivo-do-preco-do-cafe-torrado-e-moido-ter-subido-mais-de-50percent-nos-supermercados.ghtml

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG