UNIFAL-MG publica livros eletrônicos nas áreas de Saúde, Educação e Comunicação; as obras passaram por seleção do Conselho Editorial da Extensão e estão disponíveis gratuitamente no site da Universidade

A UNIFAL-MG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), publicou oito livros digitais nas áreas de Educação, Saúde e Comunicação. As obras, oriundas de ações de extensão universitária, foram selecionadas com base no Edital 05/2021 e passaram pela aprovação do Conselho Editorial da Extensão e de avaliadores externos. Os e-books estão disponíveis para acesso gratuito nas páginas da Extensão e da Biblioteca.

O edital de seleção permitiu a submissão de e-books com autoria de docentes e Técnicos Administrativos em Educação (TAE) da UNIFAL-MG, e a coautoria de discentes e/ou membros da comunidade externa. Cada autor submeteu apenas uma proposta e indicou a área em que o livro foi inserido. 

Entre os livros selecionados, está o e-book intitulado “Alimentação divertida: mais saúde para você”, publicação da área da “Saúde”. A obra foi organizada pelos integrantes do projeto “Nutrir Arte: Oficinas Culinárias Lúdicas como Estratégia de Educação Alimentar e Nutricional”: Flávia Della Lucia, Marisa de Oliveira Lopes e Breno Régis Santos.

De acordo com os organizadores, o livro apresenta informações e ferramentas úteis para a educação alimentar e nutricional. A obra contém uma seleção de receitas culinárias, jogos e brincadeiras voltadas para crianças, seus familiares, bem como para o público de diferentes idades. O intuito do livro é permitir às famílias o acesso às informações nutricionais, de forma lúdica, para que a boa nutrição no processo de alimentação faça sentido e aconteça de forma divertida e saudável.

O e-book “Atividades dialógicas/discursivas para a etapa de alfabetização: um encontro com a poesia” foi organizado pelos professores Vanessa Cristina Girotto Nery e Elias Ribeiro da Silva, pelas discentes Niara Souza Fernandes da Silva e Maria Gabriela Gomes da Silva, da disciplina de Alfabetização, e feito em conjunto com as professoras da Rede Municipal e professoras alfabetizadoras integrantes do grupo de pesquisa Educateliê.

A obra, da área da “Educação”, foi realizada durante a pandemia e propõe um conjunto de atividades pedagógicas com textos poéticos, visando permitir às crianças em fase inicial de alfabetização o acesso à literatura por meio da interação com textos poéticos, brincadeiras e aprendizado.

“Como utilizar corretamente as formas farmacêuticas” foi outra obra, da área da “Saúde”, selecionada neste edital. Organizado pela docente Luciene Alves Moreira Marques, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, em parceria com as discentes Carla Evelise Tamelini, Ruth Viana Sousa e Sarah Magalhães Ribeiro Mata, o livro traz orientações aos profissionais de saúde e pacientes sobre como utilizar corretamente as formas farmacêuticas e obter o máximo benefício dos medicamentos.

De acordo com a organização, muitos dos problemas relacionados aos medicamentos podem ser solucionados caso o paciente faça um bom processo de uso do produto. Como diferencial, a obra apresenta ilustrações para facilitar a compreensão das orientações.

A quarta obra selecionada pertence à área da “Saúde” e é intitulada “Educação alimentar e nutricional com idosos: viver bem a nova idade”. Como organizadores, estão os docentes Bruno Martins Dala Paula e Alice Helena de Souza Paulino, da Faculdade de Nutrição.

O e-book é resultado da sistematização de dinâmicas em grupo de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), desenvolvidas no âmbito do Projeto de Extensão Viver Bem a Nova Idade. O objetivo da obra é inspirar e motivar os leitores, profissionais e estudantes da área da Saúde, em especial do curso de Nutrição, sobre a importância da educação nutricional e da prática da extensão universitária para a saúde e o bem-estar da população idosa.

Organizado pelos professores do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Lívia Nascimento Monteiro e Walter Francisco Figueiredo Lowande, “História pública como prática colaborativa: experiências do Laboratório de História Pública e de formação docente durante a pandemia” apresenta projetos e ações desenvolvidos, entre os anos de 2020 e 2021, pelo Programa de Extensão Laboratório de História Pública e pelo curso de História da UNIFAL-MG.

Os capítulos da obra foram escritos por docentes e discentes do curso, buscando proporcionar tanto reflexões teóricas quanto relatos de experiências, a fim de inspirar o desenvolvimento de outros projetos de História Pública, ligados ao ensino de história e à formação docente. As reflexões são marcadas pelos desafios de produção e comunicação do conhecimento histórico impostos pela pandemia da covid-19 e pela presença das plataformas virtuais de comunicação no trabalho dos profissionais da área.

O sexto livro selecionado foi o “Manual de boas práticas de biossegurança”, organizado pelos professores Talita Prado Simão Miranda, Geovani Cleyson dos Santos, Cristiane Aparecida Silveira Monteiro, Simone Albino da Silva, Adriana Olímpia Barbosa Felipe, Andréia Cristina Barbosa Costa e Maria Betânia Tini de Andrade, da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG.

O e-book apresenta informações claras e concisas aos estudantes sobre medidas a serem adotadas nas atividades práticas e de estágios, com o objetivo de garantir tanto a segurança individual como coletiva dos indivíduos durante a pandemia da covid-19. A obra inclui o procedimento de lavagem e higienização das mãos, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), bem como condutas adotadas nas atividades laboratoriais e de Atenção Primária à Saúde. 

Na área da “Comunicação”, o “Manual de edição e formatação de textos acadêmicos” foi selecionado para nortear os discentes a respeito da estruturação dos textos acadêmicos. A obra foi organizada pelo professor Jackson Wilke da Cruz Souza, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, e pelo discente Guilherme Lourenço da Silva, do curso de Ciências Atuariais. 

Didaticamente, os autores demonstram como editar e formatar cada uma das seções de monografias e artigos científicos, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A obra conta com exercícios de aplicação do conteúdo apresentado, com a possibilidade de conferir respostas em vídeos disponibilizados pelos autores.

Outra obra selecionada, enquadrada à área da “Saúde”, é o livro “Quando a despedida não acontece: orientações sobre o luto em tempos de pandemia”. O e-book foi desenvolvido pelo projeto de extensão PaliAB, da UNIFAL-MG, e objetiva abordar os sentimentos ligados ao luto, em situações da privação de despedida por parte dos familiares, como forma de trabalho social.

Na organização da obra estão as professoras Andreia Cristina Barbosa Costa e Isabelle Cristinne Pinto Costa, da Escola de Enfermagem, e as discentes Ariane Brabo Faria, Maria Emanuelly de Andrade Sartori Simoes, Munyra Rocha Silva Assunção e Rafaela Aparecida Fidelis de Macedo.  

Acesse aqui o resultado divulgado no dia 18/04. 

Confira as obras pelo site da extensão, por meio do link: https://www.unifal-mg.edu.br/extensao/e-books-edital/. 

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG