“Liberalismo e Tecnocracia: política econômica, economistas e suas disputas nas ditaduras militares do Chile (1973-1982) e da Argentina (1976-1982)” – Marcos Taroco Resende

Capa do e-book (Foto: Arquivo Pessoal)

O e-book “Liberalismo e Tecnocracia: política econômica, economistas e suas disputas nas ditaduras militares do Chile (1973-1982) e da Argentina (1976-1982)”, fruto da dissertação de mestrado defendida pelo egresso do Programa de Pós-Graduação em Economia da UNIFAL-MG (PPGEconomia/UNIFAL-MG), Marcos Taroco Resende, objetiva contextualizar as ditaduras militares do Chile e da Argentina no período de transformações econômicas e políticas do capitalismo mundial.

Publicado no dia 22 de abril, pela Editora Fi, o livro se originou por iniciativa do PPGEconomia, que premiou a dissertação, defendida em 2019, como a melhor do quadriênio 2017-2020. A pesquisa contou com a orientação do docente Roberto Pereira Silva, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG (ICSA).

Em 315 páginas e quatro capítulos, o livro aborda diferentes temáticas, como a história dos Chicago Boys e seu debatido legado na sociedade chilena; as sucessivas crises econômicas e políticas da Argentina; o papel, o poder e a influência dos economistas nos governos e nas sociedades; a relação entre Estado e Mercado; as privatizações; a abertura comercial; a distribuição de renda; o neoliberalismo e o desenvolvimento econômico da América Latina.

“Gostaria de registrar meus agradecimentos ao PPGEconomia e à UNIFAL-MG como um todo por seu impacto na minha trajetória acadêmica, que não se resume de forma alguma ao livro, mas que encontra nele, de alguma forma, um símbolo”, destacou o autor. (Foto: Arquivo Pessoal)

O primeiro capítulo da obra é constituído de uma introdução geral dos assuntos a serem abordados no decorrer do livro. O segundo capítulo é dedicado à descrição e à análise comparativa de políticas econômicas liberais das ditaduras, em termos de instrumentos e resultados socioeconômicos alcançados em ambos os países. “Se, por um lado, o objetivo é contextualizar o leitor, essa escolha serve também para mostrar as limitações deste tipo de análise em relação aos complexos fatores que estão por trás do processo decisório”, explicou o autor.

Os capítulos 3 e 4 enfocam, respectivamente, para Chile e Argentina, a formulação da política econômica desses países, visando à reconstituição histórica dos diversos fatores em pauta no momento da implementação das políticas. Apoiados em pesquisa documental, os dois capítulos investigam a participação e atuação dos economistas durante o período, com destaque aos que assumiram os principais cargos de decisão econômica, Chicago Boys, no Chile, e Martínez de Hoz e sua equipe, na Argentina.

Sobre a escolha do tema para escrita da obra, o autor menciona seu interesse pela temática desde a graduação. “Sempre percebi que nós, brasileiros, conhecemos muito pouco sobre a história dos outros países da América Latina, e isso me incomodava e instigava. Apesar das singularidades, cada país guarda problemas históricos que nos unem”, relatou. “Este foi, digamos, o pontapé para me voltar ao interesse do estudo do tema da história da economia latino-americana em geral“, finalizou.

O livro “Liberalismo e Tecnocracia: política econômica, economistas e suas disputas nas ditaduras militares do Chile (1973-1982) e da Argentina (1976-1982)” pode ser baixado, gratuitamente, pelo link: https://www.editorafi.org/ebook/469economia

Para solicitá-lo de forma impressa pela gráfica, acesse: https://www.editorafi.org/product-page/469marcos

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG