UNIFAL-MG Varginha promove minicurso sobre “Finanças Pessoais e Investimentos” para estudantes de curso técnico do IFSULDEMINAS; ação atendeu uma demanda de atividades formativas para os participantes

Na semana passada, estudantes do curso técnico em Administração do campus Machado do IFSULDEMINAS tiveram a oportunidade de saber mais sobre “Finanças Pessoais e Investimentos”, em minicurso promovido pela UNIFAL-MG Varginha, em parceria com a coordenação do curso técnico. A ação, que buscou atender uma demanda de atividades formativas sobre temas relacionados às disciplinas oferecidas pelo Instituto, faz parte da campanha permanente de divulgação e aproximação da Universidade com as instituições do entorno.

O minicurso foi ministrado pelo professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Pedro José Papandréa, atual coordenador do Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (PIEPEX) e do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UNIFAL-MG Varginha.

Durante duas horas, mais de 20 estudantes tiraram dúvidas sobre controle e planejamento das finanças pessoais, métodos de controle, maneiras de economizar em taxas bancárias, entre outros assuntos. O ministrante também introduziu os participantes ao mundo dos investimentos em renda fixa e em renda variável. Além dos estudantes, três professores do Instituto participaram da atividade.

Prof. Pedro Papandréa com os participantes do minicurso. (Foto: Arquivo Pessoal/Pedro Papandréa)

“Os jovens estão muito ligados na internet e são bombardeados com notícias verdadeiras e também falsas sobre investimentos. Temos a possibilidade de atraí-los para o estudo e entendimento correto destes mercados e eles são abertos e interessados nisso”, comenta o professor sobre a importância de ações como essa do minicurso.

Segundo Prof. Pedro Papandréa, o evento no campus Machado do IFSULDEMINAS foi positivo e abriu novas possibilidades de ações formativas conjuntas. “Há possibilidades ilimitadas”, afirmou. “Os alunos do noturno sentem uma carência em cursos e afins de suas áreas de conhecimento e se interessam muito por finanças”, acrescentou.

Conforme o docente, a ideia do minicurso foi proposta tendo em vista a parceria já existente com o IFSULDEMINAS e a campanha permanente de divulgação e aproximação da UNIFAL-MG com outras instituições. “Pretendo utilizar a mesma dinâmica para as escolas de Varginha, tendo como público-alvo inicial os professores do ensino médio”, anunciou.

O minicurso ocorreu no dia 06/07, no campus Machado do Instituto Federal Sul de Minas.