Gincana entre estudantes e servidores da UNIFAL-MG movimenta campus Poços de Caldas; ação extensionista integrou comunidade acadêmica

O campus Poços de Caldas realizou a 3ª edição da “Gincana dos alunos e servidores da UNIFAL-MG”, a GIAU, integrando a comunidade acadêmica a fim de estimular e melhorar a qualidade de vida e a saúde mental dos participantes.

Membros da organização com a equipe vencedora (Foto: Cynthia Macedo/ICT)

Organizada por técnicos-administrativos em educação, docentes e discentes do campus, a tarde do dia 6 de julho foi repleta de animação com várias atividades e brincadeiras. A edição 2022 contou com apresentação musical da banda Piepexers, formada por professores do campus Poços de Caldas, e solo da professora Thais Gama, um quadro cultural, que por meio de murais com poesias, fotos e desenhos somavam pontos para as equipes inscritas, bem como as provas: dança das cadeiras, carômetro, micos, desenho sem fio, trote na cara, circuito de corridas e caça ao tesouro.

De acordo com a pedagoga Amanda Xavier, uma das organizadoras da ação, a GIAU  proporciona à comunidade acadêmica um espaço de integração para melhor vivenciar o que a Instituição tem a oferecer. “Espaços de integração, como o promovido pela GIAU, são necessários para oportunizar uma vivência da universidade que vai além da sala de aula, ou seja, se vive a vida universitária, em suas distintas dimensões, oportunizando aos estudantes uma aproximação sadia e descontraída com outros acadêmicos”, afirmou Amanda.

Registro da Equipe Roxa antes de iniciar a competição (Foto: Cynthia Macedo/ICT)

No total, mais de 50 pessoas se inscreveram para participar da ação. Foram sete equipes competindo durante a gincana, sendo que a vencedora, foi a de Cor Roxa, composta por Ana Laura Ramos Maciel, Victoria Maria Da Ré Silva, Yasmin Sanches Petreca, João Victor de Melo, Antoine Gerber, Ana Beatriz Floriano e Braulio Victor. De acordo com a comissão organizadora, no final do evento foi realizada a premiação das equipes vencedoras com brindes recebidos de vários patrocinadores e apoiadores da gincana. Durante a gincana, aconteceu ainda distribuição gratuita de pipoca e algodão doce, financiada pela arrecadação de fundos junto a apoiadores do evento.

A primeira edição da GIAU foi realizada em 2011 e, segundo a organização, a retomada do projeto em 2021, que busca o desenvolvimento da atenção e/ou consciência plena para ajudar a romper ciclos de ansiedade, estresse, desânimo e cansaço, foi motivada pelo momento de distanciamento social causado pela pandemia. “Em 2021 realizamos uma edição virtual, com jogos de perguntas e respostas. A ideia agora é manter a oferta anual do evento. O momento de isolamento social, assim como o retorno presencial, nos sinalizou que era preciso retomar estratégias de aproximação dos estudantes e a GIAU se caracteriza como um evento de extensão que tem essa natureza de aproximação, socialização e descontração”, disse Amanda.

Fotos: Luciana Resende/Dicom