Em reportagem sobre pesquisa que aponta gasolina de Passos como a mais barata do Brasil, professor da UNIFAL-MG comenta queda no preço dos combustíveis

Uma pesquisa, realizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), aponta gasolina de Passos como a mais barata do Brasil. Os dados da pesquisa foram divulgados em reportagem da EPTV Sul de Minas – 2ª edição, no dia 26/07, e contou com a participação do economista Cláudio Roberto Carissimo, docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG. Na oportunidade, o docente cita  os motivos da queda no valor dos combustíveis no município.

De acordo com Cláudio Caríssimo, existem diversos motivos para a queda no valor dos combustíveis e um deles seria a livre concorrência. “Um posto abaixa o valor do combustível, e outro posto, para não perder a clientela, também abaixa. Isso gera uma cadeia de acontecimentos e vai abaixando”, explicou.

Na sequência, o professor afirmou que o país vive um cenário de incertezas. “Neste cenário de incerteza, a probabilidade de fazer projeções fica prejudicada, porque nós temos a guerra da Ucrânia, também tem a questão do câmbio [taxa] que influencia no preço, questão da demanda mundial, produção, todos esses fatores afetam o preço do petróleo”, destacou.

Confira a reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/10794210/?s=0s

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG