Em visita técnica ao município de Poços de Caldas, estudantes do curso de Nutrição conhecem na prática a importância das políticas públicas no combate à insegurança alimentar e nutricional

Mais de 50 estudantes do curso de Nutrição da UNIFAL-MG participaram de uma visita técnica aos Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional de Poços de Caldas na segunda-feira, 25/07. Acompanhados pelo professor Luiz Felipe de Paiva Lourenção, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o Banco de Alimentos da cidade e o Restaurante Popular.

“Essa visita técnica, dentro do Plano de Ensino da disciplina de Nutrição Social II, visou apresentar aos discentes as diferentes realidades e atuações dos Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional, assim como a participação do nutricionista como responsável técnico pelas ações”, explicou o docente, ressaltando que a atividade também possibilitou aos participantes compreenderem a importância de políticas públicas de combate à insegurança alimentar e Nutricional.

Durante a visita, os estudantes puderam conhecer as ações realizadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos, pelo Programa Alimenta Brasil e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Além disso, tiveram contato com a rotina das atividades do município de Poços de Caldas relacionadas ao atendimento às instituições e famílias socialmente vulneráveis, bem como os programas de geração de renda e apoio o homem do campo, vinculados à Agricultura Familiar.

“Estar na cidade para conhecer a política municipal como se tornam efetivos no combate a fome faz toda a diferença para a vivência dos alunos”, afirmou o professor da disciplina de Nutrição Social, em entrevista para a Secretaria Municipal de Comunicação Social, em notícia divulgada no site da Prefeitura de Poços de Caldas. Veja aqui.

Conforme Prof. Luiz Felipe Lourenção, chamou a atenção a quantidade de alimentos recebidos pelo Banco de Alimentos da cidade e a qualidade da cesta básica e da cesta distribuídas para entidades e população. “Mostra que a política funciona e o Banco de Alimentos faz sua parte no combate a fome”, observou.

O grupo da Universidade foi recebido pelo secretário municipal de Promoção Social, Carlos uardo Almeida; pelo coordenador de Segurança Alimentar, José Porto; e pela nutricionista responsável pelo Banco de Alimentos de Poços de Caldas, Lais Rodrigues de Aguiar.