:: Boletim Epidemiológico N° 85 – 01/08/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

Contágio diminui. O que observar? Há indicativos de que podemos estar voltando a controlar a pandemia. Porém, pelo risco de subestimação e subnotificação de novos casos, devemos estar atentos à evolução dos óbitos, especialmente entre as crianças. Isso porque entre a população infantil, principalmente de 0 a 3 anos, hoje, a única defesa contra óbitos pela doença é a diminuição do contágio. Assim, o controle da pandemia deve focar a diminuição sustentada de novos casos, aliada ao avanço da vacinação e diminuição de óbitos.

Panorama no estado = Minas Gerais iniciou a semana (segunda-feira, 01/08) com queda em novos casos. Na última semana epidemiológica (24 a 30/07/2022), também a taxa de incidência diária semanal (novos casos por dia por 100.000 habitantes na semana) oscilou para menos no estado, de 28,7 para 18,9. Houve variação para mais em apenas 2 das 14 regiões (Centro Sul e Leste Sul). O menor valor foi na Nordeste (5,6) e o maior na Triângulo Sul (44,9).

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 01/08) = Novos casos: mm7d ficou em 3.120 (anterior = 5.998), com queda. Estabilidade na região Triângulo Norte e queda nas demais (Centro, Centro Sul, Jequitinhonha, Leste, Leste Sul, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul, Triângulo Sul e Vale do Aço). Novas internações: a mm7d foi de 98 (anterior =113), com queda. Crescimento em 1 região (Triângulo Sul), queda em 9 (Centro Sul, Jequitinhonha, Leste Sul, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste e Vale do Aço) e estabilidade em 4 (Centro, Leste, Sul e Triângulo Norte). Novos óbitos: mm7d foi de 29 (anterior = 26,9), com estabilidade. Crescimento em 7 regiões (Centro, Centro Sul, Leste, Nordeste, Oeste, Sul e Vale do Aço), estabilidade em 1 (Triângulo Sul) e queda em 6 (Jequitinhonha, Leste Sul, Noroeste, Norte, Sudeste e Triângulo Norte).

Situação epidêmica no Sul de Minas (tendência da mm7d em 01/08) = Novos casos: mm7d foi de 286 (anterior = 1.112), com queda. Todas as regionais com queda. Novas internações: a mm7d foi de 14 (anterior = -51), com tendência de estabilidade. Crescimento na regional de Pouso Alegre, estabilidade nas regionais de Passos e Varginha e queda na de Alfenas. Novos óbitos: mm7d de 2,6 (anterior = 5,1), com crescimento. Crescimento em nas regionais de Passos e Varginha e queda nas de Alfenas e Pouso Alegre.

Situação nos 10 municípios mais populosos do Sul de Minas (tendência da mm7d em 01/08) = Novos casos: Pouso Alegre apresentou crescimento, Poços de Caldas estabilidade e os demais municípios queda (Varginha, Passos, Lavras, Itajubá, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas). Novas internações: Passos e Três Corações com crescimento, aumento em Poços de Caldas e Pouso Alegre; estabilidade em Varginha, Itajubá, Alfenas e São Sebastião do Paraíso. Sem registro no período para Três Pontas. Novos óbitos: crescimento em Varginha, aumento em Três Corações, queda em Poços de Caldas, Pouso Alegre e Passos. Sem registro no período (26 a 01 de agosto) para Pouso Alegre, Lavras, Itajubá, Alfenas, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas.

Municípios com campus da UNIFAL-MG = Na última SE, Alfenas teve a menor taxa de incidência diária na semana, com 17,7 (anterior = 38,4), seguido por Varginha com 25,3 (anterior = 49,1) e Poços de Caldas com 58,1 (anterior = 40,8). Poços de Caldas apresentou variação para mais, Alfenas e Varginha variações para menos no valor do indicador.

Acesse na íntegra