“Mulheres no Cristianismo Primitivo: poderosas e inspiradoras” – Cláudio Umpierre Carlan et al.

O papel das mulheres nas dinâmicas primordiais do cristianismo é o tema do novo livro lançado pelo pesquisador Cláudio Umpierre Carlan, professor do curso de História do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG.

Organizada em parceria com os pesquisadores, Pedro Paulo Funari — professor de História Antiga da Unicamp e também colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI) da Universidade — , e Roberta Alexandrina da Silva, da Universidade Federal do Pará (UFPA) — especialista em História Antiga e debates que envolvem o surgimento do Cristianismo Primitivo e Gênero —, a coletânea reúne pesquisas de historiadoras e teólogas, brasileiras e estrangeiras, voltadas para o protagonismo das mulheres no período que abrange os três séculos após a Ressurreição de Jesus (30 d.C.). 

Para o professor Cláudio Carlan, um dos organizadores da obra, é fundamental discutir o protagonismo das mulheres no período do cristianismo primitivo em um momento em que a religião está sendo usada para outros fins, que não o humanitário. (Foto: Arquivo/Dicom) 

Conforme o professor Cláudio Carlan, os textos reunidos no livro são oportunos porque agregam achados a um acervo sobre o passado com leituras inéditas e contextos já conhecidos. “Isso foi fundamental, em um momento em que a religião está sendo usada para outros fins, não o humanitário”, afirma.

Com apresentação assinada por Pedro Lima Vasconcellos, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); prólogo de Haroldo Reimer, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e introdução dos organizadores, a obra é composta por 10 capítulos.

No decorrer das 398 páginas, os leitores encontrarão discussões sobre temas como “A Virgindade e seus significados para a sexualiade feminina no Cristianismo Primitivo”; “Lídia de Tiatira: líder profissional e religiosa”; “Em busca do amor maior: um perspectiva do cristianismo das mulheres”, “Ida e Volta entre Jesus e as mulheres, as Mulheres e Jesus”; “Itinerários Femininos, Jesus de Nazaré e abordagens Históricos-Críticas”; “Métodos e Epistemologias Feministas nos Estudos de Religião”; “A Exegese Feminista do Novo Testamento: com acento estrangeiro”; “Maria, fonte de inspiração: do Cristianismo Primitivo aos nossos dias”; “Maria Madalena: da disputa por autoridade nas origens cristãs ao protagonismo em Hollywood” e “Tecla: Inspiradora e Obstinada na performace da travestilidade e tonsura feminina séculos I a IV d.C.”.

Segundo Prof. Cláudio Carlan, um dos diferenciais que mais chamam a atenção na obra é o fato de abordar o cristianismo sob o olhar feminino, o que ele acredita ser inédito até mesmo para a comunidade acadêmica internacional. “O principal ponto é uma análise da religião cristã, sob a ótica feminina, tanto no início, século I, quanto no mundo atual. Algo novo no mundo acadêmico nacional e, provavelmente, internacional também”, argumenta. O pesquisador afirma que isso se deve ao fato de a obra apresentar a religião cristã como ela realmente é, descrita e analisada por pesquisadoras, não como foi transformada.

Entre as autoras dos capítulos estão:  Elizabeth Castelli (Columbia University), Ivone Reimer (PUC-Goiás), Ivone Gebara (Lovânia/Bégica), Lucía del Carmen Riba (Córdoba – Argentina), AMy-Jill Levine (Vanderbilt – Divinity School and College of Artes and Science), Carolina B. de Sousa (PUC-Goiás), Ketlin Schuchardt (Teóloga), Mercedes Navarro PUC-Salamanca /Espanha), Maria José Fontelas Rosado Nunes (PUC-SP), Lívia Saraiva (Roteirista/ Multishow), Silvia Márcia Siqueira (UEC).

O livro acaba de ser lançado pela Fonte Editorial e pode ser encontrado no site da editora ou nas principais livrarias do país.