Boletim da UNIFAL-MG indica queda no ritmo de contágio por covid-19 no sul de Minas; em podcast, epidemiologista explica dados do estudo

De acordo com o Boletim IndCovid nº 85, o sul de Minas vem registrando queda no ritmo de contágio por Covid-19. No dia 03/08, a notícia repercutiu no jornal Matéria 1 e o professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, explicou os dados levantados pelo boletim.

Segundo o pesquisador, a queda de contágio pode estar ligada a subestimação de casos, seja por testes não feitos, seja por testes com falso negativo. “Essa condição é devida a características particulares da ômicron e suas subvariantes, por provocarem em maior escala sintomas leves, associado também à vacinação, não levando as pessoas a procurarem testagem. Comportamento esse também reforçado pela suposição de que pode se tratar de um resfriado ou outra doença respiratória comum nos dias frios de inverno”, explicou.

Conforme noticiado, nos últimos 14 dias, a diminuição diária da média móvel de casos no sul do estado tem sido de -7%. Os óbitos, por sua vez, no mesmo período, tem crescido 1% por dia. Na oportunidade, o epidemiologista salientou a importância de evitar o contágio em crianças com três anos ou menos. “Porque, se elas [crianças] não têm a proteção de vacina contra a infecção, o que pode proteger contra a infecção é, exatamente, evitar o contágio”, frisou.

Confira o noticiário completo abaixo.

Acesse pelo link: https://materia1.com.br/2022/08/03/covid-19-sul-de-minas-registra-queda-no-ritmo-de-contagio/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG