Docentes e estudantes do curso de Enfermagem desenvolvem ações de cuidado à saúde com moradores de Natércia; evento “Agita Saúde Integral” mobiliza população do município

Sábado, 30 de julho, foi um dia marcado por ações de promoção e prevenção à saúde física e psicológica para a população de Natércia, município sul-mineiro, por meio da iniciativa “Agita Saúde Integral”. O evento aconteceu a partir da articulação de projetos, programas e ligas acadêmicas da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, com o objetivo de proporcionar orientações e assistência integral aos munícipes, de forma a minimizar os danos decorrentes de informações equivocadas, bem como os agravos do vírus SARS-CoV-2.

Docentes e universitários se reuniram no Poliesportivo José Lino Filho, das 9h às 15h. Participaram do evento as professoras Adriana Olimpia Barbosa Felipe, Andréia Cristina Barbosa Costa, Patricia Scotini Freitas e Talita Prado Simão Miranda, da Escola de Enfermagem, com o apoio dos projetos “Estratégias de cuidado na pandemia de covid-19” e “Diper: em busca de uma melhor qualidade de vida” e “Práticas integrativas e complementares para pacientes com câncer”; do programa “Rodas de conversa: do prazer da partilha a construção de rede”; e da Liga de Atenção Básica, da Liga Interdisciplinar da Saúde da Mulher e da Liga de Enfermagem Neonatal e Pediátrica.

O evento contou com a presença da mestranda Camila Marcelo, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, de universitários do 5º e 7º período de graduação, de estudantes do curso técnico de Natércia e de profissionais de saúde. A ação teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Natércia, com a participação de Vyvian Ambrosino e do coordenador municipal de Atenção Básica, Geovani Cleyson dos Santos. “Essa oportunidade possibilitou que pessoas da cidade, que dificilmente vão à Unidade Básica de Saúde, fossem atendidas neste dia”, pontuou Geovani Santos.

De acordo com a professora Talita Prado Simão Miranda, a ação de Extensão foi significativa tanto para a população de Natércia como para os discentes e professores envolvidos. “Além disso, as pessoas tiveram um momento direcionado para a Saúde Mental com roda de conversa, em que foram acolhidas, escutadas, e, assim, partilharam seus medos, anseios, angústias, de forma a fazer diferença nas suas vidas. Em relação aos alunos, estes se referiram a esse dia como um dos mais importantes da graduação”, finalizou a docente.

A proposta surgiu de indicação do egresso Geovani Cleyson dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, ao projeto de Extensão Estratégias de cuidado na pandemia de covid-19.