Em reportagens, reitoria da UNIFAL-MG esclarece impactos dos cortes orçamentários na Instituição

No dia 12/8, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, e o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Lucas Cesar Mendonça, participaram de reportagem, publicada pelo blog Matéria 1, sobre os cortes orçamentários nas universidades federais. No dia 15/8, o assunto repercutiu no jornal Hoje em Dia.

De acordo com a reitoria da UNIFAL-MG, os cortes orçamentários foram de 7,2% a 20% nas verbas destinadas às atividades universitárias e manutenção dos campi. “A medida tomada permite a continuidade das atividades universitárias, porém, sacrifica muitas possibilidades de novos investimentos e de avanços na Universidade”, explicou o reitor Prof. Sandro Amadeu Cerveira.

Conforme noticiado, na Universidade, haverá reduções nas bolsas acadêmicas, na compra de insumo para aulas práticas e em obras. Segundo Lucas Mendonça, além da redução de mais de R$ 11 milhões no orçamento, a inflação do período prejudicou o poder de compra e contratação da Universidade em 43%. “Para 2023, caso esse cenário permaneça, considerando reajustes contratuais e preços dos insumos, deverá ser feito um ajuste em torno de  R$ 5 milhões em relação à Proposta Orçamentária de 2022”, destacou.

Confira as reportagens completas pelos links abaixo.

Matéria 1 (12/8): https://materia1.com.br/2022/08/12/para-reitor-da-unifal-cenario-para-as-universidades-publicas-em-2023-e-catastrofico/

Hoje em Dia (15/8): https://www.hojeemdia.com.br/minas/corte-na-verba-destinada-as-universidades-federais-barra-bolsas-de-estudo-e-compromete-pesquisas-1.915148

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG