Pesquisa da UNIFAL-MG é citada em reportagem sobre dificuldades enfrentadas por idosos na pandemia

No dia 15/8, a EPTV Sul de Minas – 1ª edição, citou pesquisa desenvolvida por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UNIFAL-MG, em reportagem sobre os impactos da pandemia na vida dos idosos. Para esclarecer informações a respeito do estudo, a equipe do jornal convidou o pesquisador José Vitor da Silva, professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade.

De acordo com o docente, as principais dificuldades enfrentadas pelos idosos, encontradas no estudo, foram: confinamento em casa, uso de máscara, uso do álcool em gel e perda do trabalho. “Essa pesquisa nos mostrou que as pessoas idosas tiveram uma série de complicações, do ponto de vista de saúde mental, por terem que ficar em casa”, explicou.

“Ansiedade, depressão, medo, medo da morte, medo de contrair a doença, medos de os filhos contraírem a doença e, dentro desse medo, uma outra questão que nos foi colocada de forma muito forte: a ausência das pessoas”, completou o coordenador do estudo.

Confira a reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/10849899/?s=0s

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG