Professor da UNIFAL-MG explica papel de deputados na política brasileira, em reportagem da EPTV Sul de Minas

Em reportagem da EPTV Sul de Minas 2ª edição, sobre candidatos aos cargos de deputado estadual e federal, professor José Roberto Porto de Andrade Junior, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, explica atuação dos deputados na política do país aos telespectadores do jornal. A reportagem foi ao ar no dia 23/08.

Conforme noticiado, o sul de Minas tem quase 170 candidatos aos cargos de deputado estadual e federal. De acordo com o Prof. José Roberto Júnior, os deputados são figuras centrais em uma democracia representativa. “A gente tem, aqui no Brasil, uma tradição de valorizar demasiadamente o executivo – o governador, o prefeito e o presidente –  e desvalorizar o legislativo e os integrantes que o compõe. Isso, do ponto de vista do fortalecimento da democracia, é um problema e um erro”, afirmou.

“Essas pessoas que compõem o corpo legislativo são os mediadores, por excelência, da vontade popular. São os representantes dos diversos seguimentos territoriais, raciais, de gênero de uma sociedade”, explicou. Para o professor, conhecer o partido de quem se vota pode ser determinante no sistema eleitoral brasileiro. “Os partidos políticos são a unidade primordial da disputa política e da vivência política”, esclareceu o docente.

Confira a reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/10875300/?s=0s

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG