Liga Acadêmica de Nefrologia da UNIFAL-MG promove oficina de morfologia renal com prática de dissecação de rim; evento contemplou estudantes de diversos períodos de Medicina

A Liga Acadêmica de Nefrologia (LANEF) da UNIFAL-MG realizou no sábado, 20/08, a edição presencial do “I Workshop de Morfologia Renal: dissecação do rim”. A atividade teórica e prática de dissecação aconteceu no campus Santa Clara e foi supervisionada pela professora Evelise Aline Soares, da Faculdade de Medicina (Famed) da Instituição. O evento atendeu cerca de 50 participantes, que variam do primeiro ao décimo primeiro ano do curso de Medicina.

Conteúdos teóricos sendo ministrados aos participantes do evento. (Foto: Arquivo Pessoal/Profa.Evelise Soares)

O objetivo da oficina foi resgatar o conteúdo morfofuncional do órgão e suas relações com as doenças estudadas na clínica médica em Nefrologia, reforçando a integração básico-clínica, solicitada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (2014).

Para a realização do evento, os participantes inscritos foram divididos em duas turmas, uma pela manhã (9h-12h) e outra no período da tarde (13h-16h). A oficina teve início com aula teórica de anatomia do rim, ministrada pela Profa. Evelise Soares. “Para organizar o evento, os participantes da Liga trabalharam em equipe, estudaram o tema e monitoraram as atividades práticas. Assim, ‘ligantes’ e participantes tiveram uma oportunidade ímpar”, destacou a docente.

A oficina foi dividida em três partes: aula teórica de anatomia dos rins, apresentação do manual de orientação para a dissecação e parte prática, na qual os participantes dissecaram um rim suíno para testar os conhecimentos trocados em aula. O manual de orientação das etapas de dissecação do rim foi elaborado por membros da LANEF.

Durante o workshop, cada mesa, composta por quatro participantes, contou com auxílio de um estudante da Liga e da docente. Após a dissecação, os participantes preencheram uma ficha de avaliação em que puderam deixar sua opinião sobre a importância das práticas de dissecação anatômica para aprendizagem.

Segundo a vice-presidente da LANEF, aluna Fabiana Freitas Pereira, do 4º ano de Medicina, “as doenças renais são um problema de saúde pública e, devido ao grande número de pessoas que sofrem com problemas renais, é fundamental conhecer a anatomia e fisiologia do órgão para compreender os mecanismos fisiopatológicos da doença”.

Evelise Aline Soares é professora da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com a professora Evelise Soares, o rim suíno é morfologicamente semelhante ao rim humano e, por isso, facilita o estudo das patologias do órgão. “Por se tratar de peça fresca, representa o que os alunos observarão em bloco cirúrgicos no acompanhamento de procedimentos que envolvam o rim. Além disso, a oportunidade de dissecar o rim permite ao participante a identificação dos elementos anatômicos em coloração e textura normal, o que difere um pouco dos aspectos do órgão formolizada”, explicou.

Na oportunidade, a professora comentou que a aquisição de cadáveres está cada vez mais difícil. “A prática de dissecação, em muitas escolas médicas, não é mais realizada devido à escassez dos acervos. Assim, a utilização de órgãos de mamíferos, como suínos, pode ser uma opção para o ensino-aprendizado, por meio estudo morfológico comparado”, destacou.

A estudante de medicina e presidente da LAENF, Joicy Souza Santos, pontuou que os membros da Liga estavam ansiosos para o retorno presencial para a oferta do evento. “As 50 vagas esgotaram no primeiro dia, e a Liga já recebeu pedido de realização de uma nova edição do workshop, que provavelmente será realizada no início letivo de 2023”, informou. Segundo os membros da Liga, a LANEF tinha o intuito de realizar este evento desde 2020, no entanto, a ideia ficou suspensa por dois anos, devido à pandemia de covid-19.

De acordo com participantes da oficina, o evento, além de possibilitar a visualização tridimensional das estruturas e da anatomia topográfica do órgão, bem como permitir a identificação das estruturas de forma mais realística, facilitou a aquisição de conhecimento, já que, nas aulas de anatomia, as peças sofrem alterações devido à conservação. Além disso, os estudantes salientaram a importância do evento ao possibilitar a visualização tridimensional das estruturas e da anatomia topográfica do órgão.

Criada em 2019 e registrada em 2020, a LAENF busca realizar ações voltadas à aquisição de conhecimentos teóricos e práticos pelos estudantes de Medicina, devido à necessidade de o médico generalista ter conhecimentos sólidos em Nefrologia para tratar, orientar e encaminhar a população sob sua responsabilidade. Atualmente, a Liga é composta por 10 estudantes de diferentes períodos do curso de Medicina da UNIFAL-MG, sob orientação da Profa. Silvia Graciela Ruginsk Leitão, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), e do Prof. Robson Eugênio da Silva, da Famed.

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG