Reportagem sobre política de cotas instituída na UNIFAL-MG repercute em mídia regional

No dia 30/08, o jornal Matéria 1 repercutiu reportagem sobre política de cotas, instituída na UNIFAL-MG, que completou 10 anos de inclusão e diversidade no ensino superior público em 29/08. Na matéria, foram citados comentários feitos pela pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Profa. Cláudia Gomes e pelo reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira.

Conforme noticiado, nos últimos 10 anos, cerca de 7 mil estudantes de escolas públicas ingressaram na UNIFAL-MG pela modalidade de cotas desde a vigência da legislação. Para a Profa. Cláudia Gomes, a política de cotas favoreceu a “pintura de um novo quadro, com a garantia de acesso para alunos que estudaram em escolas públicas, com especial destaque para aqueles de nossa região, anunciando o compromisso da Instituição com o desenvolvimento de propostas e ações de médio e longo prazo para consolidação nacional da UNIFAL-MG como uma instituição pública, democrática e de qualidade”, frisou.

Na oportunidade, o Prof. Sandro Cerveira destacou a importância significativa da política de cotas no cumprimento de justiça em relação ao acesso dos estudantes à universidade pública. “Até o momento da implantação da política de cotas, as universidades públicas brasileiras, em especial as universidades federais, eram conhecidas pelo fato de serem extremamente elitizadas, em termos de renda, escolaridade e, também, na questão da etnia/raça”, destacou o reitor.

Segundo a direção da Universidade, ao se considerar o período entre agosto de 2012 e agosto de 2022, os cursos com maior taxa de ingresso por cotas são Administração Pública (44,44%), Odontologia (44,39%), Medicina (41,81%), Farmácia (41,66%) e Biomedicina (41,43%), marcando índices superiores a 40%.

Confira a repercussão completa da reportagem pelo link: https://materia1.com.br/2022/08/30/quase-7-mil-alunos-ingressaram-na-unifal-atraves-do-sistema-de-cotas/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG