UNIFAL-MG fortalece pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais após fusão com programa da Universidade Federal de Itajubá; unificação favorece o aumento do padrão acadêmico, da infraestrutura e da flexibilidade de disciplinas ofertadas

Com o objetivo de ampliar o padrão acadêmico voltado para a área de Ciência e Engenharia de Materiais, bem como a infraestrutura de equipamentos, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UNIFAL-MG se unificou ao Programa de Pós-Graduação em Materiais para Engenharia (PPGME) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). A fusão é resultado de um projeto submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a partir da Portaria nº 256/2018, que dispõe sobre fusões, desmembramentos e migrações dos programas de pós-graduação stricto sensu.

“A possibilidade de intercambialidade em disciplinas e conteúdos torna o novo Programa oportuno e benéfico para ambas as universidades”, afirma a professora Tânia Giraldi, coordenador do Programa na UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo a coordenadora do Programa na Instituição, a professora Tânia Regina Giraldi, a proposta foi elaborada em 2020 pelos professores, Antonio José Faria Bombard e Erika Coaglia Trindade Ramos, na época, coordenadores dos programas PPGME/UNIFEI e PPGCEM/UNIFAL-MG, respectivamente. “A fusão apresentou como intenções aumentar o padrão acadêmico relacionado à Ciência e Engenharia de Materiais e o parque de equipamentos, sem custos adicionais, ampliando e facilitando o uso desses equipamentos; além de beneficiar os discentes, devido à mobilidade e flexibilidade de disciplinas ofertadas, permitindo a troca e a interação de conhecimentos com o novo quadro de docentes e discentes”, pontua.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UNIFAL-MG iniciou atividades em 2011, oferecendo vagas para mestrado. A fusão com o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais foi aprovada pela CAPES em novembro de 2021. Com a unificação, o Programa passou a contar também com doutorado.

Em julho, ingressantes participaram do primeiro Processo Seletivo Unificado, cuja prova foi presencial e aplicada simultaneamente nos três campi de abrangência do programa: Itajubá, Itabira e Poços de Caldas. “Os critérios dos números de vagas foram os mesmos que aqueles adotados pelo PPGCEM antes da fusão”, explica a coordenadora, detalhando que o processo prevê a oferta de vagas de acordo com as necessidades dos docentes.

Laboratório de Materiais (LABMAT) do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais no campus Poços de Caldas. (Foto: Arquivo/PPGCEM)

Para atender acadêmicos nos três campi, as aulas passaram a ser remotas. “Temos, no campus de Poços de Caldas, nossos quatro primeiros doutorandos”, conta Profa. Tânia Giraldi. “Com a unificação, a visibilidade do Programa é ampliada, assim como seu impacto na região. Além disso, a interação entre novos professores e o firmamento de novas alianças de pesquisa entre docentes de ambas as universidades renomadas no meio acadêmico-científico, torna-se uma realidade”, afirma.

Conforme a coordenadora, para os docentes da UNIFAL-MG, a vantagem de agora poderem ser orientadores de doutorado mostrou-se muito positiva. “A possibilidade de intercambialidade em disciplinas e conteúdos torna o novo Programa oportuno e benéfico para ambas as universidades”, conclui.

A previsão é que o próximo Processo Seletivo Unificado ocorra no primeiro semestre de 2023.

Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais UNIFAL-MG/UNIFEI