Economista da UNIFAL-MG participa de reportagem sobre mensalidade escolar e concede dicas aos pais de alunos matriculados na rede privada de ensino

No dia 15/09, o Jornal Cidade, da TV Princesa, divulgou reportagem sobre reajuste na mensalidade escolar de instituições da rede privada de ensino. Para comentar o tema, o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, marcou presença no jornal.

A dica concedida pelo docente é que os pais negociem, corretamente com as escolas, o novo valor das mensalidades. “Não existe um índice aos quais as mensalidades são automaticamente corrigidas, ao contrário de outros preços. Isso é algo que tem de ser negociado com os pais. A escola tem que negociar isso com os pais, apresentar uma planilha de custos que vai refletir o quanto esse aumento deve vir”, afirmou.

Para o economista, a alteração deve ser feita de modo a não afetar a permanência dos estudantes nas instituições. Na oportunidade, o Prof. Fernando Pereira salientou a importância de as famílias realizarem o planejamento financeiro correto para o ano seguinte. “As pessoas só param para pensar no planejamento, de forma geral, em janeiro do ano seguinte, no início do ano, mas aí já aconteceu muita coisa”, frisou.

Confira a reportagem completa pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=XROUgPlnjE4

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG