Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): seleção de professores(as) supervisores(as)

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de professores(as) supervisores(as) para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

São 10 vagas (distribuídas conforme item 3.2) destinadas a professores(as) que ministram aulas nas escolas públicas selecionadas pelas Secretarias de Educação estadual e municipal, distribuídas com base em convênio firmado previamente, nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Espanhol e Inglês (Interdisciplinar), Matemática, Pedagogia e Química.

Para participar, é necessário que o(a) professor(a) supervisor(a) preencha os requisitos abaixo:

• a) Ser brasileiro(a);
  • b) Ser aprovado(a) em processo seletivo do programa realizado pela IES;
  • c) Possuir licenciatura na área do subprojeto;
  • d) Possuir experiência mínima de 2 anos no magistério na educação básica;
  • e) Ser professor(a) na escola-campo e estar atuando em sala de aula na área do subprojeto;
  • f) Possuir disponibilidade de 32 horas mensais para realizar as atividades previstas para sua atuação no projeto, que serão realizadas na própria escola, na UNIFAL-MG e/ou em outros locais conforme demanda da equipe;
  • g) Participar como co-formador(a) do(a) bolsista de iniciação à docência, em articulação com o(a) coordenador(a) de área;
  • h) Comprometer-se a estar disponível na escola para encontros semanais, de pelo menos 2 horas, com os(as) bolsistas;
  • i) Ter disponibilidade para acompanhar os(as) bolsistas no turno em que as atividades serão desenvolvidas na escola;
  • j) Ter disponibilidade das tardes de quinta-feira para participar de reuniões com a coordenação institucional e com coordenadores de área do PIBID/UNIFAL-MG, convocadas com antecedência;
  • k) Firmar termo de compromisso por meio de sistema eletrônico próprio da Capes.
  • l) Possuir currículo cadastrado na plataforma CAPES de Educação Básica, disponível no endereço: https://eb.capes.gov.br/portal/.

Os(as) selecionados(as) receberão uma bolsa no valor de R$765,00, com vigência a partir da data da implementação do projeto institucional (outubro ou novembro de 2022).

As inscrições devem ser realizadas até 03 de outubro, exclusivamente, por meio do preenchimento do formulário disponível em: https://app.unifal-mg.edu.br/limesurvey/index.php/149312?newtest=Y&lang=pt-BR

Para mais informações, acesse o Edital 32/2022 disponível na página do Pró-Reitoria de Graduação.