Professor da UNIFAL-MG fala sobre permacultura, em matéria referente ao curso que será oferecido no campus Varginha; informação é divulgada em canal de mídia regional

A UNIFAL-MG irá oferecer um curso de permacultura no campus Varginha, que terá início partir do dia 14/10. Para esclarecer informações sobre o tema, o professor Everton Rodrigues da Silva, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, marcou presença no Jornal Cidade, no dia 04/10.

Conforme explicado pelo docente, os ecossistemas terrestres e aquáticos são responsáveis por converter energia solar em em fontes de vida nos solos, nos oceanos, entre outros locais. “Isso tudo para a gente entender que, na verdade, quando a gente fala em economia, a base da geração e da riqueza econômica vem da ecologia”, afirmou. “Isso que a gente chama de produtos, serviços, energia que é gerada, tudo é gerado tendo como base o que a gente chamaria de ‘serviços ecossistêmicos'”, completou.

“Há uma tendência, hoje, de tentar reverter esse equilíbrio entre ecologia e economia, de tentar alinhar melhor. A permacultura entra exatamente nesse alinhamento. O que se constatou nos últimos anos é que o modelo de desenvolvimento econômico levou a uma extração de recursos no ritmo que não é compatível com a capacidade de regeneração desses recursos pelos ecossistemas”, salientou o especialista.

Confira a matéria completa pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=7MhDBi17P5M

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG