UNIFAL-MG institui Editora a ser implementada na Sede, em Alfenas; criação possibilitará publicações acadêmicas, científicas e culturais de origem local, regional e nacional

Com objetivo de contribuir para a qualificação acadêmica da Ciência e da Cultura, afirmando a produção editorial em padrões de excelência, a UNIFAL-MG alcançou mais uma conquista para a difusão de conhecimentos: a criação de uma Editora. A iniciativa foi aprovada na 319ª Reunião do Conselho Universitário (Consuni), ocorrida no dia 29/09. O processo, assim como a normalização para a submissão de obras, é resultado do trabalho em equipe da Reitoria e Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A proposta é um antigo desejo de gestores da Instituição.

Débora Juliene Pereira Lima é professora de Economia no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha. (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com a atual gerente de publicações e outros produtos acadêmicos da Proex da UNIFAL-MG, Débora Juliene Pereira Lima, docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), a Editora da Universidade Federal de Alfenas tem como política editar e coeditar obras de perfil acadêmico, científico e cultural de origem local, regional e nacional. Além disso, objetiva realizar traduções de origem internacional, sejam como obras solo, vinculadas a coleções temáticas, sejam em publicações seriadas. A equipe também aceitará publicações de autores independentes.

Segundo a docente, o órgão é suplementar, de natureza técnica, consultiva e deliberativa, vinculado à Proex, regendo-se pelo Estatuto, Regimento Geral da UNIFAL-MG, pela Legislação de Direitos Autorais e pelo Regimento Interno.

Para requerer o selo da Editora, os periódicos, ou revistas acadêmico-científicas e científico-culturais, independente de sua origem, deverão submeter a proposta à aprovação do Conselho Editorial Geral da Universidade. O trabalho próprio direto da Editora será a seleção de originais, emissão de ISBN e catalogação na fonte. A parte de editoração e comercialização será terceirizada, conforme esclareceu a Profa. Débora Lima.

Prof. José Francisco Lopes Xarão é Pró-reitor de Extensão da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo/Dicom)

“Além disso, a Editora da UNIFAL-MG tem como objetivo contribuir para a qualificação acadêmica e social da ciência e da cultura e constituir-se como órgão que possibilita participação acadêmica ampliada e de visibilidade nacional, afirmando a produção editorial em padrões de excelência técnica e de conteúdo”, afirmou a professora.

O pró-reitor de Extensão, Prof. José Francisco Lopes Xarão, destacou a novidade como uma grande conquista da comunidade universitária. “A criação recente da editora da Universidade Federal de Alfenas é uma grande conquista, não só porque amplia as possibilidades de publicação e divulgação do trabalho científico produzido em nossa Instituição, como também projeta o nome da UNIFAL-MG no cenário nacional como difusora do conhecimento científico”, salientou.

Em relação à composição da equipe à frente da editora, a professora Débora Lima esclarece que, conforme previsto na resolução, haverá cargo de editor-chefe a ser ocupado por um docente. O documento também prevê o cargo de editor-assistente, de responsabilidade de um servidor de carreira do quadro da UNIFAL-MG, bem como o cargo de secretário-executivo. Há previsão, ainda, de estágio para estudantes dos cursos de Letras, Comunicação e outros. A editora ficará na Sede, em Alfenas, no prédio da Proex.

Confira a Resolução n° 92, de 29 de setembro de 2022, do Consuni, com informações detalhadas sobre a Editora da Universidade Federal de Alfenas.