Em entrevista, epidemiologista da UNIFAL-MG esclarece informações sobre pandemia de covid-19

Conforme noticiado pelo jornal Mantiqueira no dia 05/10, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou, há poucos dias, que o mundo nunca esteve em tão boa posição para acabar com a pandemia de covid-19. O professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, concedeu entrevista ao jornal Mantiqueira e esclareceu informações sobre o assunto.

Segundo o pesquisador, o avanço da cobertura vacinal, a descoberta de novos tratamentos e o surgimento da variante ômicron, reduziram a gravidade da doença no mundo. No entanto, a mudança de status da pandemia para endemia ainda é dissenso na comunidade científica.

“Depois de dois anos e meio de pandemia de covid-19 nós temos, naturalmente, uma expectativa de perguntar quais os sinais de que a pandemia está terminando. Ela já está terminando? Sim, está terminando, mas no que a gente se baseia para afirmar isso? Como é uma doença nova, ela tem que ser comparada com ela própria”, explicou o docente.

Confira a entrevista completa pelo link: https://www.jornalmantiqueira.com.br/2022/10/05/pandemia-precisa-de-vigilancia-para-chegar-ao-fim-diz-pesquisador/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG