Aula inaugural do curso de extensão em Filosofia Política destaca a religiosidade e fé; a ação integra o projeto “Um livro, várias lições” foi baseada na “Carta sobre a tolerância”, de John Locke

A primeira aula do curso Filosofia Política, ministrado no âmbito do projeto de extensão “Um livro, várias lições”, destacou a obra “Carta sobre a tolerância”, do filósofo inglês John Locke.  Com base no livro, o professor Sandro Amadeu Cerveira, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICHL) e atual reitor da UNIFAL-MG, e a mestranda Zara Rego Souza, egressa de Ciências Sociais da UNIFAL-MG e mestranda pela UFSCar, abordaram religiosidade e fé. A aula inaugural foi realizada no sábado (24/09), no campus Varginha, e contou com a participação de mais de 100 pessoas.

Para o jornalista Lucas Magalhães, professor do curso e um dos idealizadores do projeto, o desafio da temática, superada com êxito pelos ministrantes, foi demonstrar as confluências de ambas as dimensões e como elas se relacionam com a sociedade. “Entre os preceitos do autor, o professor Sandro buscou responder à pergunta: por que religião e política se misturam? E a resposta, entre outras, é que ambas disputam campos da existência humana. E em particular representam instâncias que tratam, cada uma a seu modo, como o homem se identifica e a quem ele obedece”, destacou.

A aula inaugural teve duração de 2 horas com intervalo e abertura para debates com os participantes. A próxima aula,  “Desafios do poder transparente”, baseada no livro “Democracia e Segredo”, de Norberto Bobbio,  será realizada no dia 8 de outubro, das 9h às 12h, no auditório do campus Varginha. O ministrante será o prof. Lucas Magalhães.

A programação do curso prevê as aulas “Cidadania, educação e interseccionalidade: o longo caminho da democracia brasileira”, com a professora Geovânia Lúcia dos Santos no dia 15/10; Democracia e Emancipação”, no dia 22/10, com  professora Vanessa Tavares de Jesus Dias; e “Educação para a liberdade”, a ser ministrada pelo professor Paulo César de Oliveira, no dia 26/10.

Até o momento, o curso conta com 150 inscritos  de várias cidades do Sul de Minas e do interior de São Paulo como Alfenas, Alterosa, Atibaia, São Lourenço, Caxambu, Elói Mendes, Campos Gerais, Poços de Caldas, Pouso Alegre, além de Varginha. Os coordenadores desta são os professores Fernando Batista Pereira e José Roberto Porto, ambos do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA), da UNIFAL-MG, campus Varginha. O curso é gratuito e livre para toda comunidade.