Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade comemora 10 anos de existência com congresso nacional

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) da UNIFAL-MG, campus Varginha, comemora 10 anos de existência em 2022. Para marcar uma década de atividade, o programa organizou o I Congresso Nacional de Gestão Pública e Sociedade, nos dias  3, 4 e 5 de outubro. O evento online reuniu cerca de 300 pessoas em três dias.

A programação do Congresso destacou conferência, rodas de conversa e apresentações de trabalho de 58 trabalhos nas linhas de pesquisa “Sociedade, Trabalho e Lutas Sociais” e “Políticas Públicas, Gestão Pública e Desenvolvimento”, divididos em 14 sessões, nas áreas “Trabalho e Economia Solidária”, “Movimentos Sociais, Desigualdades e Minorias”, “Políticas Públicas”, “Gestão Pública e Gestão Social” e “Desenvolvimento, Sustentabilidade e Território”.

Na conferência de abertura,  realizada no dia 3/10, participaram os professores  Everton Rodrigues da Silva, coordenador do PPGPS; Paulo Roberto Rodrigues de Souza, diretor do campus Varginha; Letícia Lima Milani Rodrigues, diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA); Thiago Fontelas Rosado Gambi, docente do ICSA; Henrique Wallen, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e Virgílio Cézar da Silva e Oliveira, e o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A mediação foi realizada pela professora Virgínia Donizete de Carvalho, do ICSA.

Na conferência de abertura,  realizada no dia 3/10, os participantes ressaltaram a importância do PPGPS para UNIFAL-MG. O diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza, ressaltou a amplitude do programa em atender profissionais de diversas cidades, além de Varginha e do sul de Minas. A diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Profa. Letícia Lima Milani Rodrigues, além da relevância do PPGPS para o ICSA, reforçou a perspectiva interdisciplinar do programa. “É uma questão muito importante para o ICSA, devido ao Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE). E para o instituto, o mestrado é uma ferramenta importante, ele está junto com a graduação, com a pesquisa e a extensão, de uma forma de estimular, o diálogo e a produção do conhecimento”, completou.

Além das direções de campus e do instituto, participaram da conferência os professores  Everton Rodrigues da Silva, coordenador do PPGPS; Thiago Fontelas Rosado Gambi, docente do ICSA; Henrique Wallen, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e Virgílio Cézar da Silva e Oliveira, e o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A mediação foi realizada pela professora Virgínia Donizete de Carvalho, do ICSA.

Além da conferência de abertura e da apresentação de trabalhos, o Congresso destacou rodas de conversa sobre temas relacionados ao PPGPS. No dia 4/10, o tema foi “Consolidação de Grupos e Redes de Pesquisa” com os palestrantes Paulo Roberto Rodrigues Soares, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, e Oscar Sobarzo, do Departamento de Geografia Itabaiana da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com a participação dos debatedores Carlos Alberto Máximo Pimenta e Sandra de Castro de Azevedo

No dia 5, o tema em destaque foi “Ciência em Articulação com a Sociedade”, com Valeria Blos, gerente Sênior de Captação de Recursos & Relações com Doadores/WRI Brasil, de Magnus Luiz Emmendoerfer, da UFV/Head of UNESCO Chair – Economia Criativa & Políticas Públicas, e da pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UNIFAL-MG, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques, tendo como debatedor o prof. Thiago Gabi, da UNIFAL-MG.  Em ambas as rodas de conversa, a mediação ficou a cargo do professor Everton da Silva e da coordenadora do congresso, Profa. Margarete Parenai Araújo, do ICSA. 

“A consolidação do evento foi um sucesso! Primeiro foi a comemoração dos 10 anos do PPGPS com o objetivo de reconstruir a memória e dar mais visibilidade e sustentabilidade na promoção ao programa. Segundo, foi um momento para refletir, identificar e impulsionar as potencialidades desse programa unindo parceiros dos setores público e privado e mostrar a importância da ciência”, disse a professora Margarete Araújo.

Segundo ela, a gestão pública, em diferentes contextos nacionais, passa por transformações com características comuns, entre elas a formulação de políticas públicas necessárias para o aprimoramento da ciência e da sociedade. “Assim, discutir sobre os temas “redes de pesquisa e ciência articulada com a sociedade, governos e iniciativa privada” é fomentar o suporte necessário para os programas e políticas públicas desenhados para corrigir deficiências sociais e promover a qualidade do ensino e a indissociabilidade do ensino- pesquisa-extensão em todo o país”.

Para o coordenador do PPGPS, Prof.  Everton Rodrigues da Silva, os 10 anos e o congresso marcam o momento de comemorar e pensar o futuro do programa. “O momento e o congresso como um todo, teve uma função de celebrar o reconhecimento desses 10 anos e o trabalho de todos e todas que contribuíram com esse percurso, mas ele também nos estimula a pensar os próximos 10 anos”, enfatizou.

Sobre o Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) da UNIFAL-MG

O PPGPS teve seu início em agosto de 2012 e está inserido na área interdisciplinar, câmara temática: sociais e humanidades da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa contém 14 docentes, 39 discentes matriculados e 84 discentes titulados. A área de concentração do programa tem a perspectiva interdisciplinar que é colocada em prática através da articulação e diálogo entre os campos da Administração e Administração Pública, das Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), do Direito, da Economia, Linguística e Psicologia Social pelo compartilhamento de disciplinas, bancas, projetos etc.

O ingresso no mestrado em Gestão Pública e Sociedade é realizado anualmente. Outras informações sobre o programa e os editais de ingresso podem ser conferidos em: https://www.unifal-mg.edu.br/ppgps/.