Podcast “Saúde em Pauta: diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de próstata” – Por Prof. Elmo Barreiro

O mês de novembro é marcado por campanhas de conscientização sobre o câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer com maior incidência entre os homens no Brasil. De acordo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), na maioria das vezes, esse tipo de câncer cresce de forma lenta, não dá sinais e nem ameaça a saúde, mas, em outros casos, cresce rapidamente e se espalhar para outros órgãos, causando a morte.

No mundo, há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7 minutos e um óbito a cada 40 minutos. A doença mata um em cada 4 portadores. No entanto, a chance de cura quando detectado a tempo é de 90%, conforme explica o professor Elmo Guimarães Barreiro, médico urologista e docente da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG, no podcast “Saúde em Pauta”.

O Dr. Elmo também aborda questões sobre diagnóstico, tratamento e prevenção, além de reforçar a importância da realização de exames periódicos. No podcast, o médico urologista chama os homens ao protagonismo para enfrentar o câncer de próstata.

podcast é veiculado pelo Conexão Federal FM, da Rádio Federal FM. A Rádio Federal FM é mantida pela Fundação de Apoio a Universidade Federal de Alfenas-MG (Facepe) e pode ser ouvida na frequência 101,1 FM e pelo site www.radiofederalfm.com.br.

Confira outros no Jornal da UNIFAL-MG: https://bit.ly/jornal-unifal-mg

Acesse o vídeo com tradução em libras:

Ouça o podcast no Spotify:

Ouça no Anchor: