:: Boletim Epidemiológico N° 98 – 28/11/2022 – Situação epidêmica de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas

A pandemia  volta a ganhar força. Vivemos nova onda de covid-19. Resta saber quanto tempo durará. Surgimento de subvariantes, relaxamento na cobertura vacinal, decaimento da proteção imunológica e fim do uso das máscaras produziram a atual reescalada de casos. Há duas semanas, Minas Gerais vive uma tendência de crescimento de novos casos. No estado, até esta segunda-feira, dia 28, a média móvel foi de 3.047, nível não registrado desde o último 10 de agosto. A região Sul retrocedeu ao patamar de final de julho passado, com média móvel de 872. O Sul de Minas hoje é o mais afetado pelo contágio. A região representa 13% da população do estado, mas foi responsável, no início da semana, por 29% da média móvel de toda Minas Gerais.

Maior taxa de incidência diária na semana = A região sul-mineira também encerrou a última semana epidemiológica com a maior taxa de incidência diária na semana. As internações também aumentaram, chegando ao patamar do início deste ano. Deverá haver aceleração do contágio, pelas festividades da copa e de final de ano. Além disso, a improvável aceleração da vacinação no curto prazo, somada à baixa cobertura de doses de reforço e o intervalo de tempo já vivido desde a última dose pela população mais vulnerável, poderão aumentar as internações. De positivo, continuamos a contar com a proteção da vacina contra casos graves e com a menor virulência das subvariante, até agora. Assim, espera-se que a proporção de óbitos não seja a mesma do avanço dos casos. De negativo, temos um vírus com maior capacidade de espalhamento por resistir mais a defesas criadas pela vacina atual e por infecções prévias. As vacinas estão protegendo menos contra infecções e as novas subvariantes aumentaram também a resistência à atual imunoterapia. Anticorpos monoclonais em uso estão perdendo eficácia. Para um final e início de ano melhores, é urgente voltarmos a nos prevenir com o uso de máscaras e higienização de mãos, acelerarmos a vacinação com a vacina bivalente e facilitarmos o acesso ao medicamento antiviral contra evolução para casos graves.

Panorama no estado = Na última semana epidemiológica (20 a 26/11), Minas Gerais apresentou significativo aumento na taxa de incidência diária semanal (novos casos por dia por 100.000 habitantes na semana), de 2,8 para 14,3. Apenas a região Noroeste apresentou diminuição no indicador. A região Sul apresentou o maior valor (31,2) e a Leste o menor (4,5). Há duas semanas, Minas Gerais apresenta tendência de crescimento de casos, internações e óbitos.

Situação epidêmica da covid-19 em Minas Gerais (tendência da média móvel de 7 dias – mm7d – em 28/11/2022) = Tendência de crescimento de casos, internações e óbitos, ficando as médias móveis, respectivamente, em 3047, 91, e 4,0.

Situação epidêmica no Sul de Minas (tendência da mm7d em 28/11/2022) = Em novos casos, mm7d foi de 872. Em novas internações, a mm7d foi de 8. Em novos óbitos, mm7d foi de 1. Tendência de crescimento em todas as regionais para os 3 indicadores.

Municípios com campus da UNIFAL-MG = Na última semana epidemiológica (20 a 26/11), Varginha teve a menor taxa de incidência diária na semana, com 16 casos por 100.000 habitantes, seguida por Alfenas com 22 e Poços de Caldas com 75. Os três municípios apresentaram crescimento no risco de contágio.

Acesse na íntegra