Empreendedorismo Feminino: egressa relata seu percurso da graduação na UNIFAL-MG até a criação de marca de sucesso na área da cosmética

Uma das temáticas abordadas no mês de novembro foi o Empreendedorismo Feminino. A fim de explorar o tema, a UNIFAL-MG conversa com Ludmila Slivinski, graduada no curso de Química (Bacharelado) da Instituição, em 2019. A egressa, que soma mais de 14 mil seguidores no Instagram, é criadora de uma marca que ensina todas as etapas para a criação e comercialização de cosméticos naturais e veganos. 

A cosmetóloga Ludmila Slivinski se graduou em Química na UNIFAL-MG (Foto: Arquivo Pessoal)

Ofertado na plataforma Hotmart, o curso Nature Pro é um treinamento cujo objetivo é instruir alunos a iniciar uma marca de cosméticos no mercado. Nas aulas, são abordados ingredientes permitidos, técnicas de manipulação de produtos, demonstrações práticas de produção, regularização, rotulagem, embalagens e criação da marca.

Nas mídias sociais, Ludmila Slivinski dá dicas a seguidores e compartilha informações químicas sobre diferentes produtos, como hidratantes, blends de óleos e sérum facial. “O curso tem embasamento, ele te explica todos os fundamentos te dando a oportunidade de formular seus próprios produtos” e “Conteúdo de qualidade, bem abordado sempre com segurança e qualidade” são alguns dos diferenciais do curso, conforme os relatos de seguidores da cosmetóloga. 

Para compreender o processo de criação da marca e a influência da graduação na UNIFAL-MG no empreendimento, leia a entrevista completa: 

Na sua vivência, o que é ser uma mulher empreendedora?
Ludmila Slivinski: Ser empreendedora é ser desafiada todos os dias, a sempre se reinventar e não desistir nos obstáculos que aparecem. É sair mesmo da zona de conforto, com dedicação e amor por aquilo que escolheu empreender.

Qual é a importância da UNIFAL-MG na sua formação como profissional que possui uma marca própria?
Ludmila Slivinski: Além de toda a estrutura como profissional nos âmbitos de desenvolvimento dos produtos, tudo começou na Universidade. O ambiente científico e a vivência com professores de tanta competência fazem com que os alunos se sintam seguros para enfrentar o mercado e ter autonomia nas criações.

Além de toda a estrutura como profissional nos âmbitos de desenvolvimento dos produtos, tudo começou na Universidade.

Como gerenciar a carreira na área do empreendedorismo aproveitando as oportunidades e as experiências adquiridas em uma universidade pública?
Ludmila Slivinski: No empreendedorismo, nós precisamos “abrir a mente” para que possamos aproveitar as oportunidades que aparecem; é pensar fora da caixa mesmo. E isso sempre é instigado pelos professores da UNIFAL-MG, para não nos tornamos apenas profissionais na área, mas profissionais que consideram diferentes soluções e métodos para alcançar o resultado desejado. Esse posicionamento instigado pela universidade pública ajuda muito na gestão de carreira no empreendedorismo.

Quando surgiu a ideia de criar a sua marca?
Ludmila Slivinski: A ideia de criar a marca surgiu durante o curso, quando eu precisava de uma renda extra para complementar o orçamento mensal. Posteriormente, essa ideia evoluiu para ministração de cursos também, para que outros profissionais possam ter o direcionamento de como começar a empreender na área.

A melhor opção para iniciar é estudar sobre o mercado, as tendências, buscar referências e escolher um produto para começar. Depois, aos poucos, ir crescendo a marca.

Que dicas você daria para o público que deseja ingressar nesse mercado? Como iniciar?
Ludmila Slivinski: Durante o curso, nós nos desenvolvemos como cientistas. Mesmo que você não tenha especificamente a disciplina de cosméticos na grade, o desenvolvimento de um produto cosmético é feito com testes e análises, assim como a maioria das coisas que fazemos durante o curso. A melhor opção para iniciar é estudar sobre o mercado, as tendências, buscar referências e escolher um produto para começar. Depois, aos poucos, ir crescendo a marca.

Como foi o processo de transição entre a graduação em Química e o ingresso no mercado de trabalho?
Ludmila Slivinski: Acredito que, quando saímos da faculdade, temos dois principais caminhos a seguir que nos posicionam de formas diferentes. Quando você vai ingressar na indústria, depende mais da empresa te contratar para fazer o trabalho designado. Já no empreendedorismo, depende mais de você. Eu passei pela indústria antes de voltar ao empreendedorismo. Hoje eu teria acreditado direto no projeto da marca, pois a longo prazo podemos ter mais retorno, tanto financeiro quanto em trabalhar com algo que realmente amamos.

É importante incentivar o empreendedorismo durante a graduação? Por quê?
Ludmila Slivinski: Eu sinto que na faculdade temos bastante incentivo para pesquisas científicas, atuação em salas de aulas e trabalho na indústria. O empreendedorismo também é uma oportunidade excelente que precisa ser incentivada durante a graduação, pois dá autonomia e possibilidade de um crescimento profissional enorme a curto prazo, que talvez levaríamos anos para atingir dentro de uma empresa.

Acompanhe as redes sociais da cosmetóloga Ludmila Slivinski: Instagram e Youtube

Empreendedorismo na Universidade

A UNIFAL-MG conta com a Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/UNIFAL-MG), correspondente ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e responsável pela gestão da política de inovação na Instituição, proteção da propriedade intelectual (Patente, Marca, Programa de Computador e Indicação Geográfica) e transferência de tecnologia.

Algumas das áreas de atuação da Agência são em eventos, como StartUp Run, uma maratona de criação de negócios em um dia, no qual há a formação das ideias, das equipes, o planejamento das atividades e, após, a disputa pelo melhor projeto; cursos, como a Pré-Incubação de Empresas, que tem o foco no desenvolvimento das habilidades empreendedoras, validação, testes de viabilidade mercadológica e financeira dos projetos, por meio de workshops e mentorias, transformando-os em modelos de negócios capazes de criar e entregar valor superior aos potenciais clientes; e empresas juniores, criadas por alunos de graduação de uma instituição de ensino superior ou técnica com o objetivo de promover experiência de mercado aos graduandos na instituição à qual é vinculada. 

Outra iniciativa relacionada à Agência de Inovação é a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec), um órgão institucional que se destina a apoiar empreendedores, proporcionando-lhes ambiente e condições apropriadas para funcionamento de suas empresas (serviços especializados, orientação, espaço físico e infraestrutura técnica, administrativa e operacional).

A Profa. Izabella Carneiro Bastos é diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo/Dicom)

Conforme a diretora da I9/UNIFAL-MG, Profa. Izabella Carneiro Bastos, esses incentivos são necessários na graduação. “Assim, abre-se um leque gigantesco de oportunidades. No mercado de trabalho, destacam-se aqueles que possuem diferenciais, e o conhecimento a respeito do empreendedorismo é um elemento primordial nessa conquista a recém-formados. Os graduados que possuem conhecimento nessa área terão, também, maior facilidade para manejar e explorar suas próprias potencialidades e as de seu negócio, o que permite que sejam mais frutíferos e vindouros”, disse. 

Bárbara Rodrigues Prado é discente do curso de Letras. (Foto: Arquivo Pessoal)

Para a universitária Bárbara Rodrigues Prado, o empreendedorismo é, atualmente, um dos pilares e um dos maiores diferenciais para aqueles que vão em busca de oportunidades no mercado de trabalho. “Como graduanda na UNIFAL-MG e estagiária na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, observo que a Universidade contribuiu e vem contribuindo significativamente tanto para o meu processo de crescimento pessoal quanto profissional, uma vez que oferece respaldo suficiente para que possa aprender a empreender e, também, a tirar ideias do papel”, acrescentou a discente. 

Em novembro, a I9/UNIFAL-MG e a NidusTec promoveram o 2º Mês do Empreendedorismo. Entre os eventos, a programação contemplou a temática do Empreendedorismo Feminino, com a participação de Darilia Casarini, coordenadora de P&D na Myralis, no evento: “Empreenda como uma mulher!”. 

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