No programa Terra da Gente, professor da UNIFAL-MG destaca importância de anfíbios e répteis para o equilíbrio ambiental

No dia 06/12, o jornal Terra da Gente, do G1 de Campinas e Região, publicou uma reportagem sobre a importância dos anfíbios e répteis para o equilíbrio ambiental e a fauna brasileira. Para esclarecer informações sobre o tema, o professor Vinícius Xavier da Silva, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, participou da reportagem.

Na oportunidade, o docente destacou o papel dos anfíbios e répteis como bioindicadores de qualidade ambiental devido a diversos aspectos da sua biologia. “Eles são particularmente sensíveis a perturbações no ambiente e se eles começarem a apresentar problemas, provavelmente é porque o ambiente é que está com problemas”, explicou.

Conforme reportado, o Brasil é o país com maior riqueza de espécies de anfíbios e, em relação aos répteis, só fica atrás – mas bem perto – da Austrália. Para o professor Vinícius da Silva, “isso aumenta muito nossa responsabilidade na conservação desses animais, ainda mais com as fortes evidências de que ambos os grupos vêm sofrendo declínios populacionais em várias partes do Planeta”.

Confira a reportagem completa pelo link: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2022/12/06/sem-charme-injusticados-mas-uteis.ghtml

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG