Mestrado: Geografia

Estão abertas as inscrições para a seleção de discentes para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia, para ingresso no primeiro semestre de 2023.

São oferecidas 24 vagas na área de concentração em Análise Socioespacial e Ambiental, dentro das linhas de pesquisa de Dinâmica dos Sistemas Físico-Ambientais e Dinâmica dos Espaços Rurais e Urbanos, das quais podem concorrer candidatos(as) graduados(as) ou em processo de conclusão do curso de graduação em Geografia ou áreas afins.

Inscrições

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo link: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/posgrad/inscricaoposgraduacao, até o dia 22 de janeiro de 2023. Além de preencher o formulário, é necessário que o(a) candidato(a) indique dois(uas) docentes para ser o(a) provável orientador(a), 1ª e 2ª opção (os(as) docentes devem ser da mesma linha de pesquisa). E anexe os seguintes documentos:

  • Projeto de Pesquisa;
  • Cópia do diploma ou declaração de conclusão do curso de graduação ou que está cursando o último período do curso de graduação (documento oficial do órgão – registro acadêmico da instituição de origem);
  • Histórico escolar da graduação;
  • Currículo no modelo Lattes;
  • Cédula de identidade – RG (frente e verso). No caso de candidato(a) estrangeiro(a), os exigidos pela legislação específica (cópia do passaporte, visto de permanência);
  • Em substituição à prova de proficiência em língua estrangeira será aceito certificado de proficiência em inglês ou espanhol realizado nos últimos 3 anos.

Processo seletivo

O processo de seleção será composto por prova escrita de conhecimentos específicos; análise do Projeto de Pesquisa e entrevista da Arguição; e Análise do Currículo Lattes.

ATENÇÃO! Aos candidatos que não dispuserem dos certificados de proficiência em língua estrangeira (Inglês ou Espanhol), haverá a possibilidade de realizar 2 provas de proficiência em inglês ou espanhol em 2023 pelo PPGEO, no final do 1º e 2º semestre.

Para mais informações, acesse a página do Programa de Pós-Graduação em Geografia e confira o Edital 48/2022.