Documentário produzido pela UNIFAL-MG será exibido no Cine Humberto Mauro, em BH; produção faz parte do Projeto de Extensão “Histórias de quando a água chegou”

O documentário “Fama, progresso represado”, produzido pela UNIFAL-MG, será exibido no Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte, no dia 9 de dezembro. A programação, que acontece de 8 a 11/12, faz parte da Mostra Fama Recorte BH e pretende levar ao público todos os filmes premiados nas 5 edições da Mostra de Cinema de Fama. Além disso, o curta também foi reproduzido no programa Faixa de Cinema, no dia 28/10, pela Rede Minas.

Conforme informado pelos organizadores da Mostra Fama Recorte BH, o objetivo do recorte é ampliar o alcance das obras e trilhar um panorama histórico do trabalho executado pela Mostra de Cinema de Fama nos últimos anos. Ao longo dos quatro dias, ao final de cada sessão, será realizado um bate-papo com os artistas e espectadores presentes na ação. A programação é gratuita com distribuição de ingressos na bilheteria do Cine Humberto Mauro a partir das 17h.

Profa. Flaviane Faria Carvalho, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

A produção do documentário faz parte do Projeto de Extensão “Histórias de quando a água chegou”, iniciado em 2015, com o objetivo de estudar formas de trazer ao conhecimento da comunidade as memórias de pessoas que vivenciaram o período de construção da Represa de Furnas. Esta edição, que conta a história da chegada de Furnas em Fama-MG, começou a ser produzida em 2019 e tem duração de, aproximadamente, 33 minutos.

Para a Profa. Flaviane Faria Carvalho, docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL/UNIFAL-MG) e uma das diretoras do curta, a exibição do curta em diferentes eventos é uma oportunidade de levar a Universidade para além dos muros da Instituição. “Acredito que a exibição do curta em diferentes espaços e eventos, como a Rede Minas e o Palácio das Artes em BH, contribui exponencialmente tanto para a valoração e para a sensibilização acerca da temática abordada pelo documentário, como também para a promoção, além muros, das ações de extensão desenvolvidas por nossa comunidade acadêmica, alcançando um público muito mais amplo e diversificado”, salientou.

Para saber mais detalhes sobre o documentário, acesse: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2022/09/29/documentario-produzido-pela-unifal-mg-e-selecionado-para-5a-mostra-de-cinema-de-fama-edicao-conta-historia-da-chegada-de-furnas-no-municipio/

Assista o curta completo, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=Ze5z7ltI7l0&t=59s

Veja também reprodução do documentário no programa da Rede Minas no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.