UNIFAL-MG marca presença em cerimônias que oficializam a transição do Governo Federal; reitor fortalece a imagem nacional da Universidade perante o novo governo

A UNIFAL-MG esteve presente nos eventos que marcam oficialmente o início de novo mandato do Governo Federal. Representando a Universidade, o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, participou da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no domingo (01/01) e também dos ministros empossados nesta segunda e terça-feira (02 e 03/01).

Prof. Sandro Cerveira prestigiou as solenidades de posse dos ministros: da Educação, Camilo Santana; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; de Cultura, Margareth Menezes, e de Direitos Humanos, Silvio Almeida. “Esse é um momento absolutamente fundamental porque significa para todo o povo brasileiro e, especialmente, para aqueles mais excluídos um momento de esperança”, disse, acrescentando ser uma ocasião significativa também para as universidades, tendo em vista a importância de haver apoio e suporte para as universidades federais, reconhecida pelo ministro da educação em seu discurso.

Ministro Camilo Santana e o reitor, Prof. Sandro Cerveira. (Foto: Arquivo Pessoal/Sandro Cerveira)

Durante sua fala, o ministro Camilo Santana abordou a valorização dos professores e das universidades. “Pretendo reforçar o orçamento das nossas universidades, que foram sucateadas no último governo, com uma visão equivocada, distorcida, de viés ideológico. A universidade precisa ser um espaço democrático, livre, que estimule a criatividade, a liberdade de expressão e um olhar mais solidário e humano”, ressaltou.

O reitor da UNIFAL-MG marcou presença nas solenidades juntamente aos dirigentes de outras universidades federais a convite da Presidência da República e do Ministério da Educação. “Eu considero muito importante destacar que estou aqui representando a Universidade Federal de Alfenas, tanto na presença do presidente quanto das ministras e ministros de estado a convite pessoal dessas autoridades”, afirmou.

Para ele, a ocasião propiciou que a UNIFAL-MG fosse vista pelo presidente e ministros como parte do estado brasileiro, bem como reconhecida pelo seu papel regional e nacional. “Fiz questão de estar presente, inclusive suspendendo as minhas férias para que a Universidade estivesse devidamente representada e pudesse já apresentar a sua voz e a sua imagem perante o novo governo”, salientou.

Reitores se reúnem para as cerimônias. (Foto: Arquivo Pessoal/Sandro Cerveira)

Nas cerimônias, além de estar ao lado de colegas como o reitor, Prof. Ricardo Fonseca (UFPR), atual presidente da Associação Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); a reitora, Profa. Lúcia Pellanda, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); o reitor, Prof. Roberlaine Jorge, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), dentre outros, Prof. Sandro Cerveira registrou momentos também junto às ministras Arielle Franco (Igualdade Racial), Marina Silva (Meio Ambiente) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação).

Registros também foram feitos com representantes de organizações científicas, jornalistas, políticos e artistas durante as cerimônias. O reitor posou ao lado do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine; da diretora executiva do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), Rossana Valéria de Souza e Silva; da jornalista Fátima Bernardes; da deputada Maria do Rosário, e dos comediantes Paulo Vieira e Welder Rodrigues.

Confira a galeria de imagens:

(Fotos: Arquivo Pessoal/Sandro Cerveira)