A Reitoria da Universidade Federal de Alfenas manifesta seu veemente repúdio e preocupação em relação aos violentos ataques perpetrados hoje, em Brasília/DF, contra o Estado Democrático de Direito, representado em suas três dimensões: Executivo, Legislativo e Judiciário.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, empossado no dia 1º de janeiro de 2023, foi eleito democraticamente pela maioria da população brasileira. A vontade popular expressa nas urnas deve ser respeitada e defendida por todos os cidadãos e por todas as instituições públicas e privadas.
O respeito ao resultado dos pleitos eleitorais é condição necessária para a sustentação da democracia e o descontentamento com eventuais derrotas não legitima qualquer ato violento ou criminoso. Para os males da democracia apenas remédios democráticos são válidos.
Ataques que visam solapar e vilipendiar as instituições republicanas precisam ser punidos na forma da lei, sob pena da desmoralização de todo o arcabouço que sustenta o regime democrático trazendo insegurança, tristeza, desgosto e indignação a todos que almejam um país melhor.
A Universidade Federal de Alfenas, enquanto instituição de ensino, de pesquisa, de extensão e de defesa dos Direitos Humanos, defende a liberdade de expressão, porém, não compactua com atos terroristas que atentam contra a Democracia. Que os atos vergonhosos e antidemocráticos sejam apurados e os responsáveis, inclusive os financiadores, sejam punidos de maneira exemplar pela Justiça.
Alfenas, 08 de janeiro de 2023.
Sandro Amadeu Cerveira
Reitor