Em entrevista à Rede Mais/Record, reitor e professor da UNIFAL-MG falam sobre democracia

Em entrevista à Rede Mais/Record, no dia 26/01, o professor José Roberto Porto e o reitor Sandro Amadeu Cerveira, da UNIFAL-MG, esclareceram informações sobre o tema “democracia”. Na oportunidade, os especialistas comentaram os ataques às sedes dos três poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

O professor José Porto afirmou que a democracia está em crise. “Isso é uma realidade não só no Brasil, mas no mundo. A gente vive, na última década, um processo de diminuição dos direitos civis e dos direitos políticos, de enfraquecimento das democracias e isso é uma tendência global, que também se manifesta aqui no Brasil. E os atos criminosos do dia oito de janeiro são o ápice desse processo de afronta, de ameaça à democracia, no caso brasileiro”, explicou o docente.

De acordo como reitor Sandro Cerveira, no regime democrático há ampliação nos direitos e participação das pessoas, permitindo liberdade para as manifestações. “Por outro lado, quando você aumenta a expectativa, – e na democracia, os processos de tomada de decisão são mais demorados do que no regime autoritário – às vezes, a entrega não é exatamente o que a pessoa espera, ela acaba gerando esse paradoxo: mais demanda por direitos, mais vocalização e, eventualmente, o risco que a gente tem enfrentado das pessoas acharem que o fato de que o regime democrático é o problema”, esclareceu.

Confira a entrevista completa:

Link da publicação: https://www.youtube.com/watch?v=Ghb8zExE1Ds&feature=youtu.be

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG