Dados que compõem um diagnóstico inicial da identidade dos moradores do Sul de Minas Gerais, coletados por meio da pesquisa do projeto “A identidade sul-mineira: diagnóstico cultural, social, político e econômico do Sul de Minas Gerais”, da UNIFAL-MG, repercutiram na mídia da região, no jornal G1 Sul de Minas e jornal Região Sul, no dia 20 de fevereiro, e Correio de Minas, no dia 22 de fevereiro.
O G1 destacou os principais pontos do estudo. “Entre as informações levantadas há dados sobre perfil e composição familiar; trabalho, renda, consumo, poupança; religião, valores e expectativas de futuro; opinião pública, comportamento político e mídias sociais; violência, tolerância e direitos humanos, educação e saúde”, expôs o texto. “Por sermos moradores de outras regiões do país, quando chegamos na universidade, [havia a necessidade de] entender se há uma identidade sul-mineira, quais são as características, o que pensam os moradores, o que esperam do futuro”, explicou o coordenador Marcelo Rodrigues Conceição ao jornal.
Leia: Sul de Minas é a melhor região para se viver com qualidade, aponta pesquisa da Unifal: G1 Sul de Minas, Jornal Região Sul, Correio de Minas