Doutorando em Ciências Ambientais pela UNIFAL-MG explica fatores que influenciam aumento de Voçoroca; reportagem aborda problema que ocorre no Distrito Industrial de Machado

Aumento de Voçoroca Gigante no Distrito Industrial de Machado é tema de reportagem do jornal da EPTV 2ª edição do dia 22 de fevereiro de 2023. Para explicar o assunto, a jornalista Lorena Vale conversou com o doutorando em Ciências Ambientais pela UNIFAL-MG, João Vitor Calvelli Barbosa.

De acordo com João Vitor Monteiro, o fenômeno avançado da erosão inicia-se principalmente pelo processo hídrico e, com o passar do tempo e a formação de sucos e ravinas, transforma-se formando esses grandes buracos na terra ou recortes, as Voçorocas. Conforme destacado na matéria, tal fenômeno já ocorre no local há 3 anos, podendo piorar ainda mais com o período chuvoso, e causar inúmeros danos ambientais difíceis de ser solucionados, devido à necessidade de processo de análise detalhado.

“Primeiramente, é necessário fazer um estudo de campo, levantamento do tipo de solo, do tipo de cultura que é empregada ali, o isolamento da área, o estudo da vegetação, de fauna e flora. Além disso, é necessário verificar se há presença de indústrias, o que pode ser um fator agravante da situação, se não houver uma canalização correta delas. Não basta canalizar a água fluvial se não souber onde ela será laçada”, finalizou.

Confira a reportagem:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/11391502/?s=0s