Reportagem sobre expectativa de recomposição orçamentária prevista na PEC da transição mostra a situação da UNIFAL-MG e de outras instituições da região

A recomposição orçamentária para as universidades federais e do instituto da região, previstas para o ano de 2023 na PEC da Transição, foi tema de reportagem da 2º edição do Jornal da EPTV, do dia 13 de março, a qual mostrou os impactos que as instituições vêm sofrendo com a queda dos recursos federais desde 2020.

Para apresentar a situação da UNIFAL-MG, que sofreu corte no orçamento de 2023 de aproximadamente 35% em relação a 2020, uma equipe de reportagem esteve na UNIFAL-MG conversando com o discente do curso de Geografia, José Luiz Alves Neto, atual coordenador-geral do DCE, e com o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira.

“Aqui na situação da UNIFAL-MG, a gente perdeu bolsas de monitoria”, relatou o estudante na reportagem, falando do quanto a redução de quase 50 bolsas impacta a vida do estudante e na permanência na Instituição.

Conforme dados da Reitoria, para fechar as contas de 2023 seria necessário um orçamento (discricionário) de 47 milhões de reais, ou seja, 16 milhões de reais a mais do que está previsto para esse ano. “2023 ainda será um ano difícil, ele será mitigado pelos esforços que foram feitos já pelo governo atual, no momento da transição, e que nós esperamos receber a definição do quanto chegará para a Universidade, nessa semana”, disse o reitor.

Confira na íntegra:

Matéria também pode ser acessada na GloboPlay: https://globoplay.globo.com/v/11445439/