UNIFAL-MG e UFABC firmam convênio inédito para viabilizar mobilidade acadêmica a egressos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Graduados das duas universidades poderão concorrer a vagas nos cursos de Engenharia em ambas as instituições

Em uma iniciativa inédita, a UNIFAL-MG e a Universidade Federal do ABC firmaram acordo de cooperação técnica, científica e cultural com o objetivo de viabilizar a mobilidade de graduados dos Bacharelados Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia, de ambas as instituições, para os cursos de Engenharia. A assinatura, que celebra a parceria entre as instituições, ocorreu na quinta-feira (30/3).

Reitores: Prof. Dácio Matheus (UFABC) e Prof. Sandro Cerveira celebram a assinatura do convênio de mobilidade acadêmica

Conforme o documento, após concluírem o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, os acadêmicos da UNIFAL-MG terão a possibilidade de concorrer às vagas oferecidas pela UFABC nas Engenharias: Ambiental e Urbana; Energia; Informação; Instrumentação, Automação e Robótica; Materiais; Aeroespacial; Biomédica e Gestão. Da mesma forma, os estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFABC poderão concorrer às vagas oferecidas pela UNIFAL-MG nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Engenharia Química.

As vagas serão disponibilizadas por meio de editais, cuja proposta é estabelecer uma quantidade específica destinada aos egressos dos Bacharelados Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia das duas instituições.

O modelo foi pensado a partir de um desejo compartilhado pelos reitores, Sandro Amadeu Cerveira (UNIFAL-MG), e Dácio Roberto Matheus (UFABC), há cerca de quatro anos. Após muitas conversas e análises envolvendo a coordenação e as equipes técnicas dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar e nas Engenharias da UNIFAL-MG e UFABC, o convênio ganhou forma e foi estabelecido.

“Esse primeiro passo, que está devidamente registrado aqui, eu acredito sinceramente que será potente para ampliar esse debate com os demais universidades desses 32 BIs, que nós temos nas universidades federais”, afirmou o reitor da UNIFAL-MG

Para o professor Sandro Cerveira, a possibilidade de ampliar as oportunidades aos estudantes das duas instituições motivou o empenho na criação do modelo. “O acesso ao ensino superior é revolucionário para tantas pessoas e para tantos dos nossos alunos e alunas, que a possibilidade de universalizar o ensino através de algo novo, que realmente tem potência de dialogar com esses novos tempos, é fantástico”, enfatizou.

“Esse primeiro passo, que está devidamente registrado aqui, eu acredito sinceramente que será potente para ampliar esse debate com os demais universidades desses 32 BIs [Bacharelados Interdisciplinares], que nós temos nas universidades federais”, acrescentou professor Sandro Cerveira. 

Conforme o reitor da UFABC, Dácio Matheus, o benefício deste convênio tem duas vertentes: uma do ponto de vista das instituições e outra do ponto de vista dos estudantes. “Para as instituições, a gente racionaliza e otimiza o uso dos recursos e a oferta de vagas”, diz. “Abrimos uma possibilidade de, com qualidade garantida, ocupar eventuais vagas ociosas que alguns cursos vão tendo ao longo do tempo, absorvendo egressos da outra instituição, que têm intenção de vir fazer esses cursos específicos que não têm na sua instituição de origem, mas têm na instituição parceira”, explica.

Conforme o reitor da UFABC, Prof. Dácio Matheus, a previsão é que a partir do segundo semestre de 2023, os editais de vagas para as Engenharias da UNIFAL-MG e da UFABC já disponibilizem as vagas específicas previstas no convênio

O reitor da UFABC acrescenta que do ponto de vista do estudante abrem-se os horizontes e as possibilidades. “Dentro do BI, você já começa a fazer algumas disciplinas de opção limitada das carreiras específicas que você pretende fazer”, detalha. Segundo ele, muitas vezes ao fazer uma disciplina, o estudante percebe que não é aquilo que ele gostaria, mas no BI, ele aproveita aquela disciplina para o Bacharelado Interdisciplinar ao mesmo tempo em que adquire experiência capaz de confirmar sua vocação para aquela carreira.

“Isso aumenta muito a flexibilidade e o número de opções que o aluno ou a aluna tem de vivência pessoal dele. Com essa mobilidade, os BIs permitem que o aluno vá reorientando a sua carreira a partir das experiências que ele vai tendo”, reforça.

A expectativa é que a partir do segundo semestre de 2023, os editais de vagas para as Engenharias da UNIFAL-MG e da UFABC, divulgados para concluintes do Bacharelado Interdisciplinar, já disponibilizem as vagas específicas previstas no convênio.

Um marco na trajetória do campus Poços de Caldas

Solenidade de assinatura do convênio, realizada em 30/3, no auditório do campus Poços de Caldas

Durante a cerimônia de assinatura do termo, o professor Rodrigo Sampaio Fernandes, coordenador do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, falou como se deu a criação do convênio, lembrando que as primeiras conversas contaram com a articulação dos colegas docentes Cláudio Antônio de Andrade Lima e Carolina Del Roveri.

Prof. Rodrigo Sampaio – coordenador do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG

Na sequência, o professor falou das oportunidades que o convênio promoverá para os estudantes. “Esse convênio vai abrir um leque enorme de oportunidades para nossos alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e também para os alunos dos projetos interdisciplinares da UFABC. Vai permitir aos nossos alunos e aos alunos da UFABC a oportunidade de ter essa mobilidade entre universidades tão importante nos tempos atuais em especial para filosofia dos cursos de bacharelado interdisciplinar”, disse.

Profa. Renata Rodriguez – diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia do campus Poços de Caldas

Para a diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), a professora Renata Piacentini Rodriguez, a assinatura do termo celebra uma história e o desejo que nasceu desde o início do campus Poços de Caldas. “Eu me lembro que quando eu cheguei aqui em 2010, o professor Cláudio já falava sobre mobilidade acadêmica entre os BIs e estamos fazendo isso agora em 2023. Então se passou muito tempo para um sonho que a gente tinha desde o início e a UFABC sempre foi, sem dúvida nenhuma, um modelo para nós, de inspiração”, compartilhou. 

Profa. Roberta Sanchez – pró-reitora adjunta de Graduação

Representando a Pró-Reitoria de Graduação, a pró-reitora adjunta, a professora Roberta Seron Sanches, falou de esperança e realização de sonhos, temas tão abordados nos eventos de acolhida ao calouro. “Espero que esse termo beneficie nossos estudantes, que terão um leque ampliado para sua formação e também fortaleça as duas instituições, que seja mais uma ação de sucesso para ambas”, desejou. 

O pró-reitor de Extensão, o professor Francisco Xarão, também participou da solenidade e relatou como foram as primeiras tratativas para a realização do convênio. Na época em que surgiu a proposta, Xarão estava à frente da Pró-Reitoria de Graduação. 

Prof. Francisco Xarão – pró-reitor de Extensão

“Quando nós conseguimos criar interações e sinergia naquilo que nos compõe, a gente ganha com isso. Neste caso específico, tanto a UFABC quanto a UNIFAL-MG ampliam o leque de oferta de cursos no seu segundo ciclo. Isso se torna extremamente atrativo para quem pensa em vir para Poços para fazer o Bacharelado Interdisciplinar com as opções que ele tem, assim como lá para o UFABC”, disse.

O pró-reitor também observou o fato de que o convênio ajudará a resolver a situação de vagas ociosas nas instituições. “Às vezes a gente tem a oferta do curso, mas não consegue preencher todas as vagas. Então vem gente do UFABC para cá, como vai gente daqui para lá também, que está concorrendo em cursos que são muito concorridos e não conseguiu vaga, mas tem como migrar para outra universidade, em um outro ciclo”, detalhou. 

Rail Ribeiro – representante da Pró-Reitoria de Graduação da UFABC

Também esteve presente na cerimônia, Rail Ribeiro Filho, representando a Pró-Reitoria de Graduação da UFABC, que na ocasião, esclareceu como está prevista a operacionalização da oferta de vagas por meio de editais. Rail Ribeiro também comentou as vantagens que o estudante terá ao participar da mobilidade acadêmica.

“A mobilidade é uma coisa que enriquece demais a vida dos estudantes, não é só a questão de ocupar uma vaga ociosa, de cursar um curso que não tem na instituição de origem, que ele pode cursar em outro lugar. É uma experiência de vida também, que com certeza vai enriquecer demais”, ressaltou. 

Prof. Osvaldo Carvalho – vice-reitor do campus Poços de Caldas

Em meio a agradecimentos, o vice-diretor do campus Poços de Caldas, o professor Osvaldo Adilson de Carvalho Júnior, pontuou: “O nosso campus está crescendo e a gente não pode estacionar os nossos sonhos e estamos alcançando um estágio de crescimento superimportante entre a UNIFAL-MG e a UFABC. Então eu quero agradecer muito e parabenizar a todos os envolvidos”, disse.

A cerimônia de assinatura do termo ocorreu no auditório do campus Poços de Caldas e além das autoridades institucionais, também contou com a presença de membros da comunidade acadêmica. 

(Fotos: Ana Carolina Araújo/Dicom)