Em reportagem, professor da UNIFAL-MG comenta alta do Pix sobre os cartões de débito e crédito

No dia 29/3, o Jornal Cidade reportou o crescimento do Pix sobre os cartões de crédito e débito. O professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, participou da reportagem e explicou questões relacionadas à temática.

Segundo o economista, apesar de o cartão de débito possuir uma série de vantagens, o Pix garante benefícios ao vendedor. “O vendedor recebe na hora. No momento, a transação já é automaticamente feita”, pontuou. “O cartão de débito, em contrapartida, demora até dois dias para cair”, continuou. Além disso, ainda de acordo com o professor, o Pix, ao contrário dos cartões de crédito e débito, não gera nenhum tipo de custo para os vendedores. 

Conforme reportado, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS) elaborou mudanças na utilização do cartão de débito para torná-lo mais atraente no mercado de consumo. “Oferecer essas vantagens […], possibilitar o parcelamento dessas despesas, assim como no cartão de crédito, é um atrativo a mais para que o cartão de débito recupere sua trajetória como um meio de pagamento importante”, ressaltou o professor.

Confira a reportagem completa no link: https://www.youtube.com/watch?v=Agy5fiSIVM8 

*Luana Bellini é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG