Pesquisadores da UNIFAL-MG explicam pesquisa sobre tendência de consumo de queijos; estudo repercute em canal de mídia regional

A TV Alterosa exibiu uma matéria sobre pesquisa na área de Estatística que identificou a tendência do consumo de queijos. O estudo mencionado na reportagem foi realizado pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria da UNIFAL-MG, Fernanda Lara Valadares. O programa foi ao ar no dia 01/04.

Na oportunidade, a mestranda explicou que a pesquisa buscou identificar a preferência do consumidor por tipos de queijos. “A ideia da pesquisa foi identificar o queijo preferido dos brasileiros. Para isso, buscamos os oito queijos mais comentados do Twitter. Os oito queijos mais populares do Twitter se enfrentaram, dois a dois, e os quatro vencedores passaram para a semifinal. E dessa semifinal, os dois, Parmesão e Mozzarella, formaram a final, na qual o Parmesão saiu como vencedor”, explicou a pesquisadora. Para chegar ao objetivo, Fernanda Valadares usou a ferramenta “enquete” do Instagram e avaliou a preferência dos seguidores.

O professor Eric Batista Ferreira, do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG, explicou que a ideia de ‘confrontar queijos’ partiu do fato do queijo ser um produto comum e estar na mesa dos brasileiros. “As batalhas são ‘trends‘, são tendências que acontecem nos storys do Instagram. São confrontos entre pares de oponentes. […] É um campeonato que segue um chaveamento”, explicou o docente. Conforme reportado, nas redes sociais, os queijos Gorgonzola e Suíço foram os últimos colocados. Participaram da pesquisa entre 60 e 100 pessoas em cada confronto, sendo, predominantemente, jovens brasileiros da região sudeste e de classe média, de ambos os sexos.

Confira a reportagem completa pelo link: https://www.facebook.com/tvalterosasuldeminas/videos/1153262985322359/?extid=CL-UNK-UNK-UNK-AN_GK0T-GK1C&mibextid=1YhcI9R

Tiago Paranho Veloso é jornalista colaborador na Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG