“Atlas Escolar Geográfico, Histórico e Cultural de Areado” – Marcio Abondanza Vitiello et al.

Acaba de ser lançado o “Atlas Escolar Geográfico, Histórico e Cultural de Areado”, que objetiva contribuir para o ensino de Geografia e História na educação básica. A produção foi concebida por meio de projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG, em parceria com a Prefeitura Municipal de Areado. O trabalho foi realizado por discentes e docentes da Universidade e da Escola Estadual João Lourenço.

Capa do livro. (Foto: arquivo/Extensão)

O Atlas foi organizado pelo professor Márcio Abondanza Vitiello, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, e pelos egressos Mara Helena Lopes Ferreira e Gabriel Flora Vieira, do curso de História e Geografia, respectivamente. Segundo os organizadores, a produção surgiu da necessidade de interlocução e construção de saberes do espaço geográfico local.

Em 108 páginas, o material apresenta elementos textuais, gráficos, tabulares e cartográficos e está estruturado em quatro eixos temáticos que abordam: a Cartografia e o ensino pelos mapas; a Formação territorial; os Aspectos socioeconômicos; e os Aspectos físicos do município de Areado. O conteúdo foi apresentado de maneira independente, em pranchas temáticas, podendo ser trabalhado na ordem em que o professor considerar adequada.

Lançada pela editora C&A Alfa Comunicação, a produção reuniu propostas didático-interativas que trazem a perspectiva de construção do conhecimento de modo prático. Com linguagem clara e objetiva, a obra colabora para o desenvolvimento de competências do estudante, ao contemplar os conteúdos indicados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental e o currículo do município, segundo a equipe organizadora.

De acordo com o professor Márcio Vitiello, a ideia de produção surgiu a partir da demanda do município, baseada na necessidade de produzir materiais didáticos que dialogassem com a realidade dos alunos nesse período pós-pandemia. “Lembro que a concepção do Atlas de Areado ficou em primeiro lugar dentre os projetos de extensão em educação da UNIFAL-MG e recebeu apoio da Pró-Reitoria de Extensão e prefeitura de Areado. Além dos bolsistas do projeto, envolvemos professores e estudantes da educação básica, bem como discentes do programa Residência Pedagógica, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)”, contou.

Márcio Abondanza Vitiello é professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo pessoal)

Segundo a organização, além da pesquisa de fontes bibliográficas diversas e de trabalhos de campo, a produção do Atlas envolveu métodos da Cartografia Social por meio da elaboração de mapas colaborativos que trouxessem informações pertinentes e atualizadas capazes de retratar a realidade de Areado. “Trata-se, portanto, de um projeto coletivo que terá continuidade com cursos de formação continuada para os professores que farão uso deste material didático nas escolas públicas de nossa cidade”, exprimiu o docente.

De acordo com a secretária de Educação de Areado, Profa. Estela de Lima Silveira Prado, o material atende à Lei de Diretrizes e Bases (LDB), bem como às partes diversificadas da BNCC, criadas para atender ao contexto local, social e individual da escola. “Posso afirmar que a educação de Areado sempre priorizou o desenvolvimento da parte diversificada do currículo trabalhando em prol de habilidades que permitam aos nossos alunos conhecer e valorizar as manifestações sociais, culturais, econômicas e regionais da comunidade”, salientou a Profa. Estela Prado.

Estela de Lima Silveira Prado é secretária de Educação de Areado. (Foto: arquivo pessoal)

Ainda, a secretária de Educação contou que os professores de Areado – com o compromisso de levar os alunos a conhecer melhor o lugar onde vivem – já realizavam o planejamento de conteúdos com pesquisas no acervo disponível no Museu Monsenhor Faria, localizado no município, mas que o Atlas facilitou esse processo. “Com o projeto do Atlas de Areado o professor tem em mãos um material completo com mapas, imagens, gráficos, conteúdos relativos à formação do nosso território, aspectos econômicos, e ainda com conteúdos que apresentam a história do munícipio”, destacou.

Conforme informado por ela, a obra ficará disponível nas escolas do município para atender aos alunos de 4º, 5º e 6º anos, contemplando a faixa etária de 9 a 12 anos. “Com esse material nossos professores possibilitarão aos alunos condições de conhecer, discutir e refletir as particularidades de Areado e, a partir desses conhecimentos, formar cidadãos críticos a atuantes na comunidade em que vivem, de modo que saibam interpretar, refletir, analisar, comparar as informações obtidas e construir conceitos próprios”, finalizou a docente.

A cerimônia de lançamento do Atlas Escolar acontecerá no dia 20/04, às 20h, no salão de eventos Complexo Music Hall, em Areado. O evento contará com a apresentação da Orquestra Popular da UNIFAL-MG e demais grupos artísticos do município.

O Atlas Escolar Geográfico, Histórico e Cultural de Areado é voltado, principalmente, para alunos e professores do Ensino Fundamental. É possível acessá-lo gratuitamente pelo site da Proex, por meio do link: https://www.unifal-mg.edu.br/extensao/wp-content/uploads/sites/96/2022/11/Atlas-de-Areado-2022.pdf