UNIFAL-MG sedia encontro do Polo Agroecológico Sul e Sudoeste de Minas Gerais em Alfenas; evento acontece de modo presencial e conta com participação de coordenador do NETASA

A UNIFAL-MG sediou o encontro da Coordenação Ampliada do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas em Alfenas no dia 06/04. O evento, iniciativa do Núcleo de Estudos de Trabalho, Agroecologia e Soberania Alimentar (NETASA) da Universidade, visou à promoção do diálogo entre os principais representantes das organizações, movimentos sociais e instituições de ensino que compõem o Polo.

Encontro visou à promoção do diálogo entre os principais representantes das organizações, movimentos sociais e instituições de ensino que compõem o Polo. (Foto: Arquivo Pessoal)

Conforme informado pelo professor Adriano Pereira Santos, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG e coordenador do NETASA, no ano de 2023, as discussões desenvolveram-se a partir das atuais conjunturas, caminhos e desafios da agroecologia no Sul e Sudoeste de Minas Gerais. No evento, também foi definida uma agenda comum de ações para os próximos meses.

O Polo Agroecológico e de Produção Orgânica do Sul e Sudoeste de Minas, um espaço de articulação política e construção coletiva da agroecologia, foi instituído a partir da Lei Estadual nº 23.939, de 2021. De acordo com o Prof. Adriano Santos, a organização possui significativo papel político na defesa do território, da luta pela terra, dos sistemas agroalimentares ecológicos e, sobretudo, da soberania alimentar, do meio ambiente e da biodiversidade.

A organização busca viabilizar, por meio do trabalho coletivo, atividades de diagnóstico, sistematização. mobilização e construção de conhecimento agroecológico. Na UNIFAL-MG, o NETASA promove pesquisas, encontros, reuniões, cursos e oficinas baseados não apenas no conhecimento científico, mas também na valorização dos saberes ancestrais dos agricultores e agricultoras da região.

Encontro do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas Gerais aconteceu na UNIFAL-MG, campus sede, dia 06/04. (Foto: Arquivo Pessoal)

Além do professor Adriano Santos, participaram do encontro discentes, representantes da Orgânicos Sul de Minas, da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo (COOPFAM), da Aliança em prol da APA da Pedra Branca, do Coletivo Agroecológico Gaia, da ONG Rizomar, do Mutirão Agroflorestal, da Articulação dos Empregados Rurais do Estado de Minas Gerais (Adere-MG), do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO), do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e do Núcleo de Estudos em Agroecologia Yebá Ervas & Mato da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Sobre o Núcleo de Estudos de Trabalho, Agroecologia e Soberania Alimentar

O NETASA é um projeto de extensão vinculado ao programa “Semeando a terra: trabalho, agroecologia e soberania alimentar no Sul de Minas”. Dentre seus objetivos, destaca-se a articulação de ações entre a UNIFAL-MG e coletivos agroecológicos da região com a intenção de criar alternativas ao modelo de alimentação hegemônico. A proposta do Núcleo é dialogar e mobilizar ações em defesa da Reforma Agrária. Algumas das atividades desenvolvidas pelos participantes são: a constante denúncia do uso indiscriminado de agrotóxicos pelo modelo destrutivo do agronegócio e a apresentação da agroecologia como uma alternativa de desenvolvimento sustentável. Também é um propósito dos integrantes discutir e apresentar a relação dialógica entre o campo e a cidade, o rural e o urbano, os produtores e os consumidores.

Saiba mais sobre o NETASA!

*Luana Bellini é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG