Mestrado e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais

Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos(as) para ingresso no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UNIFAL-MG, campus de Poços de Caldas e Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), campi de Itajubá e de Itabira, na área de concentração em Ciência e Engenharia dos Materiais. De acordo com o edital, serão selecionados(as) 22 candidatos(as), sendo 13 para o nível de mestrado e 9 para o nível de doutorado.

Podem participar do processo seletivo de mestrado, candidatos(as) portadores de diploma de graduação nas áreas de conhecimento em Engenharia, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde. E de doutorado, candidatos(as) portadores de titulação de mestrado nas áreas de Engenharia, Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde.

Atenção! Os(As) candidatos(as) que estiverem em processo de conclusão de curso (graduação ou mestrado) poderão participar do processo seletivo normalmente. Entretanto, a apresentação do diploma ou certificado de conclusão dos cursos (de graduação ou de mestrado) será indispensável para a realização da matrícula.

Sobre as inscrições

As inscrições devem ser realizadas até 21/06/2023, exclusivamente pelo link: https://sistemas.unifalmg.edu.br/app/posgrad/inscricaoposgraduacao/entrada.php.

Além de preencher o formulário, o(a) candidato(a) deve: anexar ao sistema de inscrição uma carta de intenção de orientação de docente credenciado no PPGCEM conforme Anexo II do edital; salvar e armazenar o comprovante de inscrição; e anexar a documentação constante do item 3.9 do edital.

Sobre a seleção

O processo seletivo ocorrerá por meio de conferência do documento original com foto (RG, CNH ou passaporte) e comprovante de inscrição; prova escrita de conhecimentos específicos, com nível de graduação em Ciência e Engenharia de Materiais; e análise do Currículo Lattes (ou curriculum vitae para estrangeiros).

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o Edital 14/2023, disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.