Projeto Prosa em Roda Poços de Caldas promove terapia comunitária integrativa em Libras com surdos da cidade

Pela primeira vez, a UNIFAL-MG Poços de Caldas promoveu uma atividade voltada para terapia integrativa junto à comunidade surda da cidade. Em parceria com o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra, a Coordenadoria de Assistência Comunitária e Estudantil do campus realizou “Prosa em Roda em Libras”.

Grupo participante reunido no Centro de Municipal de Atendimento Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra. (Foto: Arquivo/Projeto)

“A Universidade está chegando através de projetos de extensão, a populações da comunidade externa que muitas vezes não acessam seus espaços”, enfatiza Rosana Elizete Tavares, psicóloga e coordenadora do projeto “Prosa em Roda” do campus Poços de Caldas.

Segundo Rosana Tavares, o evento foi idealizado pela equipe do projeto após a proximidade com uma discente surda, que passou a integrar as atividades. “Nós temos na UNIFAL-MG Poços de Caldas uma aluna surda e a convivência com ela nos fez ver a necessidade de buscar um contato maior com a comunidade surda”, diz.

A Prosa em Roda em Libras aconteceu no dia 23/5 na sede do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra, e já tem data agendada para a próxima: dia 20/6. Conforme a psicóloga, a atividade contou com os profissionais e com a coordenadora do Centro, Fabiana Scassiotti Fernandes Solia, utilizando a metodologia da Terapia Comunitária Integrativa (TCI), que subsidia as ações do projeto.

“Foi um momento de compartilhamento de vivências e experiências dignas de comemoração e também daquelas que causam incômodos”, descreveu a equipe de psicologia do campus.

Sobre o projeto

O projeto Prosa em Roda Poços de Caldas é uma ação coletiva de promoção da saúde, baseada na metodologia de Terapia Comunitária Integrativa (TCI), que integra o programa de extensão “Prosa em Roda” da UNIFAL-MG. As atividades possibilitam que os participantes compartilhem suas inquietações, angústias e ansiedades do cotidiano, bem como aspectos positivos das diversas esferas da vida, seja a acadêmica, a social, laboral, a familiar, constituindo um espaço de crescimento pessoal e coletivo.