Atletas do núcleo UNIFAL-MG de Karatê conquistam 14 medalhas no 30º Troféu Brasil de Karatê Interestilos

Atletas de Alfenas conquistaram 14 medalhas, sendo cinco no Kata (forma) e nove no Kumite (luta). Ao todo foram três medalhas de ouro, uma medalha de prata e dez medalhas de bronze. (Fotos: Arquivo/Eric Ferreira)

Membros da comunidade de Alfenas que participam do núcleo UNIFAL-MG da Associação Bushidokan de Karatê Shotokan foram medalhistas no 30º Troféu Brasil de Karatê Interestilos, que aconteceu no Ginásio Mauro Pinheiro (Ibirapuera) em São Paulo-SP, nos dias 19, 20 e 21 de maio.

O núcleo UNIFAL-MG de karatê integra o eixo Esporte, Cultura e Lazer, do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Acadêmico, o Progrida, vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) da Universidade. As aulas ocorrem em parceria com o Programa Cidade Escola da Prefeitura de Alfenas, que visa ofertar atividades de lazer, formação e disciplina aos estudantes da rede pública de ensino no contraturno escolar.

No campeonato nacional, que contou com mais de 1.500 atletas de 13 estados da federação, a seleção mineira, a qual reúne todos os atletas de Minas Gerais que participaram do evento, foi o 3° estado que mais ganhou medalhas.

Representando a cidade de Alfenas, o professor Eric Batista Ferreira, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade, atuou como árbitro do município no evento, e os atletas conquistaram 14 medalhas, sendo cinco no Kata (forma) e nove no Kumite (luta). Ao todo foram três medalhas de ouro, uma medalha de prata e dez medalhas de bronze.

“Como saldo, os atletas alfenenses estão aptos para participar do Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, que se dará em setembro de 2023 e do campeonato mundial de 2024, no México”, conta o professor Eric Ferreira.

Representando a cidade de Alfenas, o professor do Instituto de Ciências Exatas da Universidade, Eric Ferreira (segundo da esquerda para direita), atuou como o único árbitro do município no evento. (Foto: Arquivo/Eric Ferreira)

As aulas de Karatê do núcleo UNIFAL-MG acontecem no prédio L (Pró-Reitoria de Extensão) da UNIFAL-MG às segundas-feiras, às 13h, às quintas-feiras, às 8h e às 19h, às sextas-feiras, às 7h, e aos sábados, às 16h. Além do professor Eric Ferreira, que é faixa preta 1° Dan, os alunos têm aulas com outros três professores da Associação Bushidokan de Karatê Shotokan: Matheus Assis Souza, faixa preta 3° Dan, Thales Garcia, faixa preta 2° Dan e Luana Almeida, faixa preta 2° Dan.

A Associação Bushidokan ainda conta com outros núcleos e professores no município, como o núcleo Lago Azul (professor Rogério Vieira e professora Letícia), núcleo Santos Reis (professor Júlio César) e núcleo Villa Esperança (professor Osvaldo Natal). Além da Associação Bushidokan, o karatê no município de Alfenas conta com a Liga Alfenense de Karatê (LAK) que, sob a presidência do professor Sidney Quintino, mantém outra série de núcleos.

Clique aqui para ver a relação dos medalhistas