Corrida de Rua movimenta Alfenas no primeiro circuito realizado pela UNIFAL-MG

Para além da competição, o evento teve como objetivo promover saúde e fomentar a interação com a comunidade do entorno

Cerca de 500 pessoas, entre atletas, técnicos esportivos, familiares e estudantes vinculados aos projetos de extensão da Universidade marcaram presença no 1º Circuito UNIFAL-MG de Corrida de Rua, realizado no domingo (4), na Unidade Santa Clara, em Alfenas.

A corrida contou com trajetos de 5km e 10km da modalidade corrida. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A corrida contou com mais de 200 atletas percorrendo os trajetos de 5km e 10km da modalidade corrida, e também os 5km da caminhada. O percurso teve início na Unidade Santa Clara e seguiu pelas ruas do Distrito Industrial, voltando ao local de origem, onde os participantes receberam o auxílio dos estudantes, dos projetos de extensão Atleta Sem Dor e Mãos que Aliviam, em alongamentos e massagens.

Na prova de 10km, o primeiro colocado na categoria masculina foi Wilian Douglas Cassiano Beirigo, de 39 anos, da equipe Kanela Fina, da cidade de Cássia-MG. Natural de Poço Fundo-MG e residente em São Paulo-SP, Maria Lucila Ribeiro de Oliveira, de 34 anos, da equipe Azon, foi quem conquistou a primeira colocação na categoria feminina.

O evento também reuniu atletas na modalidade caminhada. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Já na prova de 5km, Leandro Antônio da Silva, de 39 anos, da equipe Filhos de Minas, veio junto aos atletas da UFLA para conquistar o primeiro lugar na categoria masculina da competição. Também estava no grupo de Lavras-MG, a primeira colocada da categoria feminina: Islane Lopes, de 26 anos, da equipe Cria Lavras Atletismo.

Para além da competição, o evento teve como objetivo fomentar a interação e promover práticas para promover a vida saudável. Conforme o professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da Universidade, como universidade pública, a UNIFAL-MG se preocupa com a saúde e qualidade de vida da comunidade universitária e do entorno. “Neste tipo de evento não é a questão competitiva ou a vitória que importa, é justamente a interação e a superação de cada um nas suas próprias metas, no seu próprio cuidado”, enfatizou.

Atletas que se destacaram na primeira edição da Corrida de Rua da UNIFAL-MG
O primeiro colocado na categoria masculina da prova de 10km foi Wilian Douglas Cassiano Beirigo, de 39 anos, da equipe Kanela Fina, de Cássia. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Para Wilian Beirigo, que ficou em primeiro lugar na modalidade de 10km, a prova não foi difícil. Segundo ele, que já treina há cerca de 15 anos, o fato de ser de uma cidade em que há bastante elevação, contribuiu para estar bem preparado e sair bem na competição. “A prova foi boa e confortável. Não achei difícil, principalmente o morro, que é a parte que mais gosto. Lá em Cássia só tem subida”, comenta o atleta que treina quatro dias na semana e costuma correr até 20 km aos domingos.

Maria Lucila Oliveira, vencedora da prova de 10km, compartilhou que os competidores precisam ter treinamento e estratégia para encarar uma prova com subidas e descidas como foi a do trajeto percorrido. “Se você sai muito forte ou então vai no morro muito forte, depois você não consegue manter o ritmo. Então a corrida tem que ser muito estratégica”, disse a atleta que começou a correr em 2021.

Maria Lucila Ribeiro de Oliveira, nascida em Poço Fundo-MG e residente em São Paulo-SP, foi quem conquistou a primeira colocação na categoria feminina na prova dos 10km. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A estratégia adotada por ela foi segurar a empolgação na descida para ter fôlego na subida. “Como o começo era descida e a gente tem toda a empolgação na descida, eu segurei um pouquinho e aí nas outras descidas eu soltava bastante, mas não para perder o fôlego, só para dar uma descansada e aí na subida diminuía a velocidade e ficava bem concentrada, sem olhar muito para cima”, revela.

Quanto ao evento promovido pela UNIFAL-MG, Maria Lucila Oliveira aprovou a organização e a estrutura. “A prova foi muito bem organizada, o pessoal é muito animado e alegre, foi muito legal e eu vou chamar meus amigos de São Paulo para vir o ano que vem”, garantiu.

A elevação do trajeto e a qualidade dos competidores foram circunstâncias apontadas como desafiadoras para Leandro Silva, vencedor na categoria masculina, na corrida de 5 km. “Foi uma prova bem puxada, com corredores muito fortes e elevação muito pesada”, disse o atleta que começou a treinar para corridas há seis meses com especial empenho nas elevações.

Leandro Antônio da Silva, da equipe de Lavras, conquistou o primeiro lugar na prova de 5km, na categoria masculina da competição. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

“Eu sempre vou para Itumirim-MG e tem mais elevação lá, aí eu fiz essa estratégia: o pessoal já saiu forte logo na largada e aí eu falei ‘vou fazer a estratégia na elevação, porque se o pessoal não estiver treinado, eles vão quebrar ali na elevação’. E foi na elevação que eu consegui passar o pessoal e dali em diante, consegui ir até o final”, narrou a estratégia adotada.

O destaque na categoria feminina na prova de 5km foi Islane Lopes, que é formada em Educação Física na UFLA e se dedica há 14 anos à corrida. “Eu gostei muito da prova, é um percurso bastante duro, muito morro, mas eu gostei muito da organização”, disse a atleta, que irá disputar o Troféu Brasil de Atletismo, que acontecerá em Cuiabá-MT no mês de julho.

A primeira colocada da categoria feminina foi Islane Lopes, também do grupo de Lavras. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Segundo Islane Lopes, a participação na corrida da UNIFAL-MG mostrou o seu condicionamento. “Ultimamente eu preciso de um volume maior de treino”, diz. “Hoje, eu e o meu treinador combinamos, que mesmo tendo os morros, eu faria uma prova um pouco mais forte, porque está próxima a outra competição, então entendemos que seria bom usar essa competição como treino e seria um treino forte”, comentou.

Islane Lopes fez questão de mencionar também a estrutura do evento. “Foi muito interessante as massagens para recuperação no pós-prova, eu gostei muito dessa parte também. A estrutura foi muito boa”, afirmou.

Os participantes foram premiados com troféus e medalhas. A entrega de troféus foi feita para os cinco primeiros colocados, na categoria masculino e feminino; para os três primeiros colocados de cada categoria, por idade, e para as três maiores equipes. Todos os participantes da corrida, que concluíram a prova, receberam uma medalha.

“Como universidade pública é muito importante para nós o apoio ao esporte, na dimensão da saúde e no cuidado com o corpo”, salientou o reitor da UNIFAL-MG
Imagem aérea da largada feita com drone. (Foto: Leo Carlos Silva/NTI)

A primeira edição do Circuito UNIFAL-MG de Corrida de Rua foi realizada visando incentivar a prática do esporte e de hábitos saudáveis, bem como integrar estudantes, servidores, colaboradores e sociedade. “Nós estamos juntando várias coisas que são fundamentais para a vida da Universidade, como a própria questão da integração com a sociedade através da extensão e do aspecto científico, por meio de vários projetos presentes aqui”, disse o reitor.  “Como universidade pública é muito importante para nós o apoio ao esporte, na dimensão da saúde e no cuidado com o corpo”, salientou. “É muito importante também poder receber os colegas, inclusive de outras universidades, e fortalecer o entrosamento com a saúde, através do nosso Programa de Qualidade de Vida”, acrescentou.

Para Sérgio Andrade Borges, servidor técnico-administrativo da UNIFAL-MG, a iniciativa da Universidade em promover a Corrida de Rua foi excelente. “É muito bom que a Universidade esteja pensando realmente na qualidade de vida”,  disse. “Eu fiz 5km de corrida e consegui concluir a prova. A prova foi puxada, tem duas subidas que forçam muito a gente, como eu não estou bem treinado, sofri muito na subida”, contou. “Eu achei a iniciativa da UNIFAL-MG excelente e acho que deveria haver bastante evento desse tipo para comunidade”, frisou.

Os participantes receberam o auxílio dos estudantes, dos projetos de extensão Atleta Sem Dor e Mãos que Aliviam, em alongamentos e massagens. (Fotos: Dicom/UNIFAL-MG)

O professor Cláudio Umpierre Carlan, do curso de História, um atleta que sempre gostou de esportes revelou estar surpreso pela quantidade de competidores no evento. “Eu não esperava que ia ter tanta gente participando e todo mundo está elogiando muito”, comentou. Pelo seu envolvimento com o esporte, o docente apoiou a comissão organizadora e disse que já conhecia o trajeto. “Lá no Distrito Industrial tem umas subidinhas também, então é bem difícil a prova, mas em Minas Gerais é impossível você correr sem encontrar morro”, salienta.

Eduardo Tardiole, presidente da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas, a FACEPE, que apoiou a realização do evento, acredita que a primeira Corrida de Rua da UNIFAL-MG tenha cumprido seu papel de incentivar a prática de esportes e aproximar as pessoas. “Quando a gente cumpre essa função social de divulgar o esporte, de trazer as pessoas para participar, eu acho que é muito gratificante. A corrida, por ser a primeira, trouxe para nós um público que a gente queria se aproximar, então agora é trabalhar com esse público e preparar as próximas edições”, destacou.

O evento contou com o apoio do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Além dos projetos ligados ao curso de Fisioterapia, que atuaram no alongamento dos atletas, diversos estandes com projetos extensionistas desenvolvidos pela Instituição foram montados no local, atraindo os participantes e familiares para conhecer outras ações da Universidade.

Parte da equipe organizadora e gestores: Wendel Pernambuco (UFLA), Juliana Bassalobre, Dennis Willian Abdala, Sandro Cerveira (reitor), Cláudio Carlan, Simone Botelho, Lucas Mendonça (pró-reitor de Planejamento) e Francisco Xarão (pró-reitor de Extensão). (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A comissão responsável pela organização do Circuito UNIFAL-MG de Corrida de Rua foi instituída por meio da Portaria nº 458, de 16 de Fevereiro de 2023, composta pelos seguintes membros: Lucas Cezar Mendonça; Cláudio Umpierre Carlan; Marcos Coelho Bissoli; Larissa Cagnani Brasileiro; Débora Silva Barroso de Araújo; Diego Azevedo Leite; Juliana Bassalobre Carvalho Borges; Dennis Willian Abdala; e Wendel de Souza Pernambuco, da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Confira aqui as listas com o resultado na íntegra.

Imagens da corrida estão disponíveis para visualização neste link.

Leia também:

UNIFAL-MG se prepara para primeira edição da Corrida de Rua, a ser realizada neste domingo, 04/06

UNIFAL-MG promoverá primeira edição do evento Circuito de Rua, em Alfenas, no dia 4 de junho