UNIFAL-MG oferece 492 vagas no SiSU 2023/2; inscrições ocorrem de 19 a 22 de junho

Com oportunidades para cursos de turno integral e noturno, candidatos devem ficar atentos ao cronograma para matrícula e lista de espera

A partir da próxima segunda-feira, 19/06, candidatos que desejam estudar na UNIFAL-MG já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada, o SiSU. Nesta edição, a Universidade oferta 492 vagas, distribuídas entre 13 cursos de turno integral e noturno. Das 492 vagas, 246 são destinadas à ampla concorrência e 246 são reservadas para cotas, conforme a Lei nº 12.711/2012. O período de inscrições se encerra em 22/06 e o resultado está previsto para 27/06, conforme cronograma.

Confira os cursos que participam do SiSU 2023/2:

Alfenas: Ciências Biológicas (Licenciatura – noturno), com 40 vagas; Farmácia (Bacharelado – integral), com 50 vagas; Química (Bacharelado – integral), com 40 vagas; e Química (Licenciatura – noturno), com 40 vagas.

Varginha: Administração Pública (Bacharelado – noturno), com 12 vagas; Ciências Atuariais (Bacharelado – noturno), com 12 vagas; Ciências Contábeis (Bacharelado – noturno), com 12 vagas; Ciências Econômicas (Bacharelado – noturno), com 12 vagas; e Interdisciplinar em Ciência e Economia (Bacharelado – noturno), com 102 vagas. O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia permite ingresso posterior nos cursos de Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas.

Poços de Caldas: Engenharia de Minas (Bacharelado – integral), com 20 vagas; Engenharia Química (Bacharelado – integral), com 20 vagas; Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Bacharelado – noturno), com 66 vagas, e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Bacharelado – integral), com 66 vagas. É a partir da inscrição no Bacharelado Interdisciplinar que o discente realiza o ingresso posterior nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas, Engenharia Química, Engenharia Civil ou Engenharia de Produção.

Podem concorrer às vagas os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 e que obtiveram nota superior a zero na redação.

Orientações sobre como participar 

Os candidatos devem acessar a página do SiSU, na opção “Fazer Inscrição”, e, na próxima tela, clicar em “Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro”. Após esse primeiro momento, os participantes confirmam os dados de cadastro e pesquisam as vagas disponíveis nas Instituições de Ensino Superior, bem como acrescentam e/ou alteram, durante o período de inscrições, as opções de cursos.

Encerrada a primeira etapa, o participante deverá se manter atento ao edital que regulamenta o processo na Universidade. Quem for selecionado poderá fazer a matrícula na chamada regular no período entre 29 de junho e 4 de julho. O candidato que não for selecionado em uma de suas opções deve se inscrever na Lista de Espera do Sisu entre os dias 27 de junho e 4 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera pelas Instituições será a partir de 10 de julho.

Na primeira edição do SiSU 2023, a UNIFAL-MG realizou uma live em seu canal do YouTube a fim de tirar dúvidas dos candidatos sobre o funcionamento, as modalidades e as inscrições no processo seletivo. Os interessados podem acessar neste link.

Sobre a UNIFAL-MG

Políticas de assistência estudantil

Por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), a UNIFAL-MG oferta o Programa de Assistência Prioritária, composto por ações continuadas que buscam a melhoria da vida acadêmica dos estudantes de graduação da UNIFAL-MG, compreendendo auxílios para alimentação, permanência, creche, atividades pedagógicas, conforme classificação de vulnerabilidade socioeconômica e de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Ensino

Para estudantes de graduação, a UNIFAL-MG oferece atividades que ampliam as vivências universitárias, como o Programa de Educação Tutorial (PET), o Programa de Monitoria, o Programa de Mentoria e o Programa Tutorial Acadêmico (PTA).

Nos cursos de Licenciatura, são desenvolvidas ações que se complementam e visam à formação qualificada de professores da educação básica: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para os estudantes do início até metade do curso e o Programa de Residência Pedagógica, focado na segunda metade do curso e na inserção dos licenciandos na prática da escola de educação básica. Para os alunos que desejam cursar disciplinas e realizar atividades de ensino em outras instituições do Brasil e do exterior, a UNIFAL-MG conta com o Programa de Mobilidade Acadêmica.

Saiba mais na aba “Programas” no link: www.unifal-mg.edu.br/graduacao/

Pesquisa

Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e em Inovação, na modalidade voluntária ou na modalidade de bolsas, são oportunidades que os universitários podem vivenciar ao longo da graduação a fim de que se aproximem de características próprias da ciência, como a autonomia de pensamento, a elaboração de generalizações e modelos, a criatividade e o tratamento de dados reais.

No âmbito de Pesquisa e Pós-Graduação, a UNIFAL-MG oferta 30 cursos de pós-graduação Stricto-Sensu, sendo 22 cursos de mestrado acadêmico, 2 cursos de mestrado profissional e 6 cursos de doutorado, assim como especializações lato sensuque desenvolvem pesquisas científicas e tecnológicas. Os cursos ofertados contemplam as áreas de Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Teorias e Práticas na Educação e Gestão Pública Municipal. Para mais informações, acesse este endereço eletrônico. 

Extensão

As atividades complementares também englobam a Extensão Universitária, que possibilita o trabalho dos acadêmicos junto à sociedade, em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. Os diferentes tipos de ações desse âmbito abrangem programas, projetos, eventos, cursos e prestação de serviço. A Gerência de Arte e Cultura, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), atua no apoio a atividades culturais, em busca de ações sistematizadoras e potencializadoras do campo cultural na instituição.

Muitos dos projetos possuem bolsas de Extensão, que são distribuídas conforme editais. Para acompanhar o período de inscrição e de seleção, o estudante ingressante pode consultar o site da Proex, verificando as áreas de seu interesse e o projeto em que deseja trabalhar.