“De olho no rótulo: conhecendo o que se come” envolve comunidade acadêmica e externa em prol de uma alimentação mais saudável

Projeto de extensão promove educação para a saúde em escolas municipais de Alfenas e contribui para escolhas alimentares mais conscientes

(Foto: Arquivo/Projeto De olho no rótulo)

O quão bem você reconhece os ingredientes listados nos rótulos dos alimentos que consome no seu dia a dia? Entre alimentos in natura e industrializados, o hábito de ler os rótulos pode se tornar uma tarefa complicada, já que muitos dos ingredientes não são tão fáceis assim de identificar. Pensando nisso, estudantes e docentes do curso de Nutrição da UNIFAL-MG tem desenvolvido o projeto “De olho no rótulo: conhecendo o que se come”, a fim de promover educação para a saúde e contribuir para que os participantes, escolares da rede municipal de ensino de Alfenas, façam escolhas alimentares mais conscientes, saudáveis e sustentáveis.

“Os estudos ainda mostram que existe uma baixa frequência de leitura dessa ferramenta de comunicação entre indústria de alimentos e consumidores, que são os rótulos. A proposta de familiarizar a comunidade com as informações apresentadas na rotulagem de alimentos, é para que todos possam ter conhecimento para escolha de produtos industrializados mais saudáveis e também compreender a importância para saúde e para sociedade de produtos in natura e minimamente processados”, explicou a professora e coordenadora do projeto, Gislene Regina Fernandes.

O público-alvo do projeto são estudantes do Ensino Fundamental I, com idade entre 7 e 10 anos, bem como a comunidade em geral. Em 2023, as atividades são desenvolvidas na Escola Municipal Tereza Paulino da Costa, em Alfenas. De acordo com a Profa. Gislene, a equipe do projeto, junto à comunidade escolar e à nutricionista responsável pela alimentação escolar, identificam as principais demandas e as temáticas são discutidas, para planejamento e execução das atividades.

(Foto: Arquivo/Projeto De olho no rótulo)

“Recentemente, com o propósito de trabalhar a seletividade alimentar, fizemos uma “feira”. Com dinheiro fictício nas mãos, as crianças fizeram as suas compras e depois manusearam os alimentos, sentindo o cheiro e a textura de cada um. Estes alimentos eram os mesmos usados pela Alimentação Escolar”, contou a coordenadora. Outra atividade foi apresentar as informações mínimas necessárias para comprar um alimento industrializado. “Essas informações envolvem desde aspecto de segurança, como por exemplo, comprar um produto dentro da validade, como também nutricionais, ao ler a lista de ingredientes. E neste contexto, valorizamos os alimentos que podem ser mais saudáveis. Essa ação desperta o interesse da criança em conhecer o que realmente está consumindo e elas levam o tema para casa. Isso contribui para despertar o interesse na família também”, afirmou a Profa. Gislene.

Para a bolsista do projeto, Gabrielly de Oliveira Feliz, estudante do 5º período de Nutrição, as atividades realizadas nas escolas são gratificantes. “É muito bom ver que as crianças estão interessadas no que temos para falar, elas lembram do assunto quando voltamos e o melhor é saber que essas crianças vão crescer já tendo algum tipo de contato com o que diz respeito a alimentação saudável e escolha consciente de alimentos”, disse.

Além da bolsista, o projeto conta com as docentes Tania Mara Rodrigues e Eveline Cordeiro de Azeredo, bem como outros estudantes de Nutrição, o que proporciona aos acadêmicos do curso uma vivência com a comunidade externa e colegas de diferentes períodos. De acordo com Gabrielly, integrar a equipe do projeto trouxe benefícios que contribuem para sua formação na UNIFAL-MG: “me ajudou a trabalhar minha liderança, minha responsabilidade como alguém em posição de transmitir conhecimento, e capacidade de trabalhar em grupo. Também me proporciona entrar em contato com pessoas que estavam fora da minha realidade, agregando muito a vivência. Tudo isso contribui para minha formação acadêmica e futuramente profissional”.

(Foto: Arquivo/Projeto De olho no rótulo)

Já para os participantes externos à Universidade, a conscientização de que atitudes relativamente simples, como ler a lista de ingredientes, podem contribuir para uma alimentação mais saudável, é um dos pontos ressaltados pela coordenadora. Para Gislene, as ações realizadas podem “contribuir positivamente para a adoção de práticas alimentares e de vida mais saudáveis. E, com isso, além de promover saúde pode, em médio e longo prazo, conscientizar da necessidade de cobranças de políticas de sistemas de informação mais claros para os consumidores”.

As ações do projeto também incluem posts em redes sociais, todos relacionados ao incentivo para leitura e compreensão das informações nos rótulos e a escolha dos alimentos disponíveis no mercado. Conheça o perfil do instagram @deolhonorotulounifal.

Vale mencionar que a iniciativa surgiu em 2013, quando graduandos de Nutrição perceberam a importância das pessoas entenderem as informações contidas nos rótulos. Atualmente, o projeto é um componente do Programa “Núcleo de Alimentação Escolar e Saúde Interdisciplinar – NAESI, que objetiva a qualificação das ações de alimentação, nutrição e saúde no ambiente escolar no município de Alfenas, primando pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Fotos: Arquivo/Projeto De olho no rótulo