Médico-docente da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG é eleito presidente da maior sociedade científica sobre dor da América Latina

Carlos Marcelo de Barros, médico especialista em estudos da dor e professor das disciplinas de Anestesiologia, Dor e Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG, foi efeito presidente da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), maior sociedade científica sobre dor da América Latina.

O médico e professor Carlos Marcelo de Barros na reunião que definiu os integrantes da nova diretoria da SBED. (Foto: Arquivo Pessoal)

A eleição para o biênio 2024/2025 ocorreu durante o 16º Congresso Brasileiro de Dor (CBDor), realizado em São Paulo, entre os dias 17 e 20 de maio. “Eu atuo com Medicina da dor há mais de 10 anos e em Alfenas temos um dos principais centros de referência no tema no Brasil, isso me colocou em contato com a sociedade e com a necessidade de ações para aumentar o acesso dos pacientes ao tratamento da dor”, relata.

Em 2021, o médico e docente assumiu a Diretoria Científica da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED) para o biênio 2021/2022, oportunidade que lhe permitiu ser reconhecido e trabalhar como catalisador da ciência no apoio institucional à pesquisa e nos eventos de educação continuada, como simpósios e congressos. Releia a notícia.

No novo cargo, o docente da Universidade pretende fomentar a criação de políticas públicas para tratamento da dor e promover debates acerca da inclusão da dor crônica no currículo das faculdades de Medicina e outros cursos ligados à saúde. “Como presidente pretendo também ampliar a discussão sobre políticas públicas para pacientes, principalmente do sistema público, e fomentar ainda mais a atuação científica da SBED nas revistas BrJPain no PubMed”, afirmou.

O presidente eleito, ao centro, junto às colegas participantes da SBED no congresso. (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo o professor, a sua representação junto à SBED terá impacto para a UNIFAL-MG, tendo em vista a possibilidade de alcançar o reconhecimento nacional e multiplicar modelos de trabalho. “A Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG é uma das poucas faculdades que tem a disciplina de Dor Crônica no seu currículo e certamente será exemplo para todas as outras faculdades”, pontuou.

A posse do Dr. Carlos Marcelo Barros como presidente da SBED será no dia 1º de janeiro de 2024.

 

Sobre a SBED

A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) foi fundada por iniciativa de um grupo de médicos em 1982, com a missão de promover com excelência e ética o estudo da dor, bem como atuar com pioneirismo e compartilhar conhecimentos com outras especialidades, associando ensino e pesquisa clínica e a participação multiprofissional e multidisciplinar na assistência humanizada.

Atualmente, a sociedade científica representa médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, dentistas e outros profissionais atuantes no tratamento de pacientes com dor.