Estudo de professor da UNIFAL-MG é citado em matéria do Senado Federal sobre História do Banco do Brasil

No dia 07/07, o portal do Senado Federal publicou uma reportagem sobre os cento e setenta anos do Banco do Brasil. Na ocasião, o economista e professor Thiago Fontelas Rosado Gambi, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, apresentou, com base nos pressupostos da História Econômica, possíveis semelhanças entre o Banco e a Petrobrás.

“O Banco do Brasil era uma instituição privada com interesse público. Enquanto os acionistas almejavam o lucro, o governo utilizava o banco buscando manter a economia saudável. Os embates entre os dois lados eram constantes. A Petrobras, que é uma empresa de capital misto, repartida entre a União e os acionistas, vive uma situação parecida. Os acionistas pressionam para que o preço dos combustíveis siga o valor internacional, para que tenham mais lucro. O governo, por sua vez, age para segurar o preço dos combustíveis, de modo a manter a inflação mais baixa”, ressaltou o docente.

Para conferir a notícia completa, acesse: https://www12.senado.leg.br/noticias/noticias/especiais/arquivo-s/criado-ha-170-anos-banco-do-brasil-era-privado-e-financiou-a-guerra-do-paraguai

*Luana Bellini é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG